O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) promoveu um bom diagnóstico do governo Lula (PT), mas a terapia estaria com o prazo de validade, avaliou o colunista Josias de Souza ao UOL News, do Canal UOL.
O diagnóstico dele é bom, mas a terapia está com um prazo de validade vencida. Josias de Souza, colunista do UOL
O petista comemorou o aniversário de 79 anos ontem em um restaurante em uma área nobre de Brasília. Ele fez críticas ao movimento bolsonarista e citou nominalmente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante discurso no evento. Ao menos 11 ministros do governo —Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Wellington Dias (Desenvolvimento Social)— estavam presentes no local.
É bom o diagnóstico porque ele diz que o governo está sitiado e há uma conjuntura encrespada nacional. Então é preciso que sejam firmadas alianças políticas com todos aqueles que defendem a soberania nacional, a democracia. Então, de novo, o fator democrático, que está meio gasto.
Aí ele fala 'setores da direita estão dormindo com o inimigo da direita, no caso o inimigo é o Tarcísio de Freitas. Os setores da direita são os partidos do Centrão, que estão tricotando o Tarcísio, e insistindo pra ele se candidatar à Presidência em 2026.
E por que terapia vencida? Primeiro, porque o Bolsonaro agora é assunto do Supremo, né? Está a caminho da cadeia. E o Lula já se serviu desse mesmo argumento à frente de todo mundo que defende a democracia lá em 2022. Josias de Souza, colunista do UOL
Especialista: 'Brasil servir de barriga de aluguel para a China é inviável'
A justificativa utilizada pelo presidente americano, Donald Trump, de que o Brasil estaria usando as cotas cedidas pelos EUA para aumentar a exportação de aço vindo da China, de forma camuflada, seria uma prática inviável por várias razões, afirmou o ex-secretário de Comércio Exterior Welber Barral.
Em primeiro lugar, a produção de aço brasileira já é bastante grande e exporta muito porque tem competitividade. Em segundo lugar, porque o Brasil não tem vantagem tarifária nos Estados Unidos, quando comparado com a China. Quem tinha vantagem tarifária era o México e o Canadá.
E, em terceiro lugar, porque importar e exportar no Brasil é muito complexo. O Brasil tem uma burocracia ainda muito pesada na importação, além dos custos no imposto de logísticos, então na prática isso não é viável. Welber Barral, ex-secretário de Comércio Exterior
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.