STOXX 600 ronda estabilidade com perdas no setor imobiliário e impulso da Antofagasta
(Reuters) - O principal índice acionário da Europa rondava a estabilidade nesta quarta-feira, uma vez que o impulso da Antofagasta, após uma elevação de sua classificação de risco, era compensado por quedas nas ações do setor imobiliário, enquanto a pressão dos rendimentos elevados dos títulos europeus pesava.
O índice STOXX 600 caía 0,06%, A 556,82 pontos, depois de atingir uma máxima recorde na sessão anterior.
O setor de viagens e lazer perdia 1,1%, com a Jet2 caindo 9,8%, já que a empresa britânica de viagens continuou enfrentando pressões inflacionárias sobre os custos de insumos.
Os rendimentos dos títulos da zona do euro subiam pelo quarto dia consecutivo, restringindo quaisquer ganhos potenciais nas ações.
As ações do setor imobiliário, que são sensíveis às taxas de juros, registravam um declínio de 0,4%, com as construtoras listadas em Londres liderando as perdas no subsetor.
Em relação aos acontecimentos políticos, os líderes europeus enfatizaram a necessidade de aumentar os gastos com defesa, tendo em vista que os Estados Unidos adotaram um papel mais reservado na defesa da Europa, o que provavelmente resultará em um crescimento dos empréstimos governamentais.
O setor automobilístico permanecia praticamente inalterado após as tarifas de 25% propostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, já que os investidores as veem cada vez mais como uma ferramenta de negociação.
O setor de energia subia 0,5%, acompanhando os preços do petróleo, enquanto o setor de serviços públicos emergia como o maior ganhador setorial, avançando 1,2%. [O/R]
A Antofagasta tinha alta de 2,9%, depois que o J.P. Morgan elevou a classificação da mineradora de "underweight" para "overweight".
. Em LONDRES, o índice Financial Times recuava 0,13%, a 8.754 pontos.
. Em FRANKFURT, o índice DAX caía 0,01%, a 22.842 pontos.
. Em PARIS, o índice CAC-40 perdia 0,22%, a 8.188 pontos.
. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha valorização de 0,66%, a 38.807 pontos.
. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrava baixa de 0,30%, a 1.104 pontos.
. Em LISBOA, o índice PSI20 valorizava-se 0,61%, a 6.728 pontos.