Panetta, do BCE, diz que Europa deve considerar simplificação de regulações bancárias
MILÃO (Reuters) - A Europa deve evitar a regulação excessiva de bancos e também pode considerar a simplificação das regras existentes, disse Fabio Panetta, membro do Banco Central Europeu, nesta quarta-feira.
Dirigindo-se ao comitê de direção da Associação Bancária Italiana, Panetta disse que é importante observar as primeiras medidas reais que o governo dos Estados Unidos tomará depois de pedir pela desregulação do setor bancário e pela normalização das criptomoedas.
"Os Estados Unidos estão se preparando para desregular, possivelmente em excesso, e a Europa continua regulando, possivelmente em excesso", disse Panetta.
Se os EUA adotarem uma ampla desregulação, a Europa deve evitar fazer o mesmo. Entretanto, ela também deve considerar a simplificação do conjunto de regulações bancárias existentes, disse Panetta, acrescentando que escreveu à Comissão Europeia com três outros membros do BCE sobre o assunto.
"A regulação excessiva deve ser sempre evitada, ainda mais se o mundo começar a seguir uma direção diferente, pois isso geraria uma desvantagem competitiva (para os credores europeus)", disse ele.
"Considerando as regras existentes, precisamos avaliar todas as opções para simplificá-las e facilitar a vida dos participantes do mercado", acrescentou.
Panetta expressou preocupação com um recente decreto nos EUA que permite que os bancos tradicionais operem em locais de negociação de criptomoedas.
"Mais do que uma 'permissão', parece um 'pedido'", disse Panetta. "Vou lembrá-lo de que todos os desastres que aconteceram até agora no mundo das criptomoedas não envolveram os bancos porque até agora esses dois mundos foram mantidos, muito sabiamente, separados."
(Por Valentina Za e Sara Rossi)