Topo
Notícias

OPINIÃO

Raquel: Bolsonaro está muito preocupado, e é daí que surgem suas reações

do UOL

Do UOL, em São Paulo

18/02/2025 18h54

Diferentemente do que tenta demonstrar, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está, sim, muito preocupado com a denúncia apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) para abertura de processo judicial contra ele por tentativa de golpe, opinou a colunista Raquel Landim no UOL News, do Canal UOL, nesta terça-feira (18).

Acho que ele [Bolsonaro] está muito preocupado, sim, e é disso que vem todas as reações que o Bolsonaro já está fazendo, como a articulação junto aos senadores, o encontro dele com encarregado da OEA [Organização dos Estados Americanos] para a liberdade de expressão e a live realizada no último sábado com críticas ao STF. Raquel Landim, colunista do UOL

Nesta terça, Bolsonaro almoçou com a bancada do PL no Senado e, durante entrevista à imprensa, afirmou que não está preocupado com a então possibilidade de processo judicial. Ele também criticou o trabalho das autoridades que investigam sua suposta participação na tentativa de golpe de Estado. O encontro com aliados políticos ocorreu em meio à expectativa da apresentação da denúncia da PGR contra o ex-mandatário.

O Bolsonaro voltou para o enfrentamento político, com críticas ao STF. E repare que isso está muito coordenado com o ato que eles estão preparando para o dia 16 de março. Como o presidente Lula está muito fragilizado, existe uma percepção dentro da oposição de que, se a denúncia não for muito crível, muito forte, ela poderia criar uma sensação de injustiça e isso favorecer o ato. Tudo vai depender dos argumentos construídos por Paulo Gonet.
Raquel Landim, colunista do UOL

Andreza: 'Aprovação de PL da Anistia seria troco no STF'

A aprovação de um projeto para anistiar acusados e condenados do 8 de Janeiro seria uma espécie de troco dado pelos parlamentares a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou a colunista Andreza Matais no UOL News.

Esse Projeto da Anistia é muito provável que ele passe, ainda mais num ambiente político em que o Congresso Federal está bastante incomodado com o Supremo Tribunal, que congelou as emendas. Os deputados estão sendo muito pressionados pelos prefeitos. Andreza Matais, colunista do UOL

O PL da Anistia é de autoria do deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) e foi protocolada em novembro de 2023, nove meses depois que centenas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF em protesto contra a vitória de Lula nas eleições. O STF condenou até o momento 265 pessoas pelos atos golpistas. Uma eventual aprovação desse projeto, portanto, poderia beneficiar o ex-presidente.

Assista ao trecho no vídeo abaixo:

Sakamoto: 'Musk manda no governo Trump... com caneta ou não'

Ainda durante o UOL News, o colunista Leonardo Sakamoto avaliou que, com caneta oficial ou não, é o bilionário Elon Musk quem manda na gestão de pessoal do presidente Donald Trump, nos Estados Unidos.

Na prática, ele [Musk] faz, toma as decisões e outra pessoa assina. A capacidade de exercer o poder está diretamente relacionada à proximidade com o poder. E o Trump está gostando disso, está empoderando Musk. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

Musk foi um dos primeiros nomes anunciados por Trump para integrar o seu governo, iniciado em janeiro. O gesto levantou polêmicas, já que o dono do X (antigo Twitter) tem contratos vigentes com o governo norte-americano, em um potencial conflito de interesses.

Assista ao trecho no vídeo abaixo:

Raquel: 'Milei tem primeira fissura em seu governo'

No UOL News, a colunista Raquel Landim afirmou que o escândalo com a divulgação de criptomoeda é a primeira fissura do presidente argentino, Javier Milei, mas, ainda assim, o pedido de impeachment iniciado pela oposição não deve se prosperar.

O fenômeno Javier Milei tem um ano e dois meses de governo, e essa é a primeira fissura que aparece no governo dele. A oposição terá muita dificuldade de conseguir aproveitar essa fissura. Esse impeachment dificilmente irá prosperar, porque Milei tem a maioria no Congresso. Raquel Landim, colunista do UOL

Na última sexta (14), Milei postou no X (antigo Twitter) uma recomendação de compra da criptomoeda chamada $LIBRA, pouco conhecida, cujo preço logo depois disparou para quase US$ 5 cada. Poucas horas depois, contudo, a criptomoeda despencou para menos de US$ 1.

A câmara de fintech da Argentina reconheceu que o caso poderia ser potencialmente uma "puxada de tapete", em que desenvolvedores de um token de criptografia atraem investimentos legítimos, aumentando o valor do ativo, apenas para depois se desfazerem de sua participação.

Assista ao trecho no vídeo abaixo:

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Notícias