Cientistas descobrem pedra com inscrições reveladoras do Império Romano

Grupo de pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém encontrou uma pedra rara do Império Romano ao realizar escavações em Tel Abel Beth Maacah, em Israel.
O que aconteceu
Pedra é da época do imperador Diocleciano que governou Roma entre 284 e 305 d.C. A rocha encontrada próxima a Metula (Distrito Norte de Israel) servia para demarcar fronteiras do império. A descoberta trouxe um novo olhar para a organização administrativa dos romanos durante o período conhecido como Tetrarquia (293 - 313 d.C.).
A pedra também contém o nome de duas vilas (Tirathas e Golgo) que eram até então desconhecidas. Segundo a revista Arqueology News, a pedra de basalto tem uma inscrição em grego sobre a posição que deveria ser colocada.
Diocleciano e Maximiano, os Augustos, e Constâncio e Maximiano, os Césares, ordenaram a colocação desta pedra marcando os limites dos campos dos assentamentos de Tirathas e Golgol. Feita sob a supervisão de Basiliakos Inscrição na pedra
Basiliakos, nome de um oficial tributário responsável pelos impostos e taxas do império foi mencionado pela primeira vez.
Tetrarquia: organização em Ocidente e Oriente
A rocha romana estava sendo usada para cobrir um túmulo do Sultanato Mameluco. O grupo dominou a região entre 1250 e 1520 d.C.
Os artefatos sugerem um controle administrativo elaborado do Império Romano na região, sobretudo em pequenas vilas. No entanto, para os estudiosos, a tributação trazia um mecanismo seguro para o império ainda que colocasse pressão econômica nos trabalhadores rurais.
Tetrarquia Romana foi imposta pelo Imperador Diocleciano em 293 d.C. e durou até 313.d.C. Nesse sistema, o império foi dividido em Ocidente e Oriente e cada lado tinha um imperador sênior, chamado Augusto, e um imperador junior, chamado César. O exército romano era o responsável por eleger os Augustos, e os Augustos responsáveis por nomearem os Césares.
Durante esse período, a imagem dos tetrarcas era muito bem cuidada para transparecer um Império Romano unido. Além disso, foi a época marcada por reformas fiscais e territoriais como a criação de marcos de fronteiras para regular as propriedades.