Topo
Notícias

Cientistas descobrem pedra com inscrições reveladoras do Império Romano

Pedra achada por estudiosos da Universidade Hebraica de Jerusalém data do período liderado por Diocleciano (ao lado) - T. Rogovski/Palestine Exploration Quarterly/Reprodução
Pedra achada por estudiosos da Universidade Hebraica de Jerusalém data do período liderado por Diocleciano (ao lado) Imagem: T. Rogovski/Palestine Exploration Quarterly/Reprodução
do UOL

Colaboração para Internacional, em São Paulo

16/02/2025 05h30

Grupo de pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém encontrou uma pedra rara do Império Romano ao realizar escavações em Tel Abel Beth Maacah, em Israel.

O que aconteceu

Pedra é da época do imperador Diocleciano que governou Roma entre 284 e 305 d.C. A rocha encontrada próxima a Metula (Distrito Norte de Israel) servia para demarcar fronteiras do império. A descoberta trouxe um novo olhar para a organização administrativa dos romanos durante o período conhecido como Tetrarquia (293 - 313 d.C.).

A pedra também contém o nome de duas vilas (Tirathas e Golgo) que eram até então desconhecidas. Segundo a revista Arqueology News, a pedra de basalto tem uma inscrição em grego sobre a posição que deveria ser colocada.

Diocleciano e Maximiano, os Augustos, e Constâncio e Maximiano, os Césares, ordenaram a colocação desta pedra marcando os limites dos campos dos assentamentos de Tirathas e Golgol. Feita sob a supervisão de Basiliakos Inscrição na pedra

Basiliakos, nome de um oficial tributário responsável pelos impostos e taxas do império foi mencionado pela primeira vez.

Tetrarquia: organização em Ocidente e Oriente

A rocha romana estava sendo usada para cobrir um túmulo do Sultanato Mameluco. O grupo dominou a região entre 1250 e 1520 d.C.

Os artefatos sugerem um controle administrativo elaborado do Império Romano na região, sobretudo em pequenas vilas. No entanto, para os estudiosos, a tributação trazia um mecanismo seguro para o império ainda que colocasse pressão econômica nos trabalhadores rurais.

Estátuas dos tetrarcas, na Praça de São Marco, Veneza, Itália - Lia Koltyrina/Shutterstock.com - Lia Koltyrina/Shutterstock.com
Estátuas dos tetrarcas, na Praça de São Marco, Veneza, Itália
Imagem: Lia Koltyrina/Shutterstock.com

Tetrarquia Romana foi imposta pelo Imperador Diocleciano em 293 d.C. e durou até 313.d.C. Nesse sistema, o império foi dividido em Ocidente e Oriente e cada lado tinha um imperador sênior, chamado Augusto, e um imperador junior, chamado César. O exército romano era o responsável por eleger os Augustos, e os Augustos responsáveis por nomearem os Césares.

Durante esse período, a imagem dos tetrarcas era muito bem cuidada para transparecer um Império Romano unido. Além disso, foi a época marcada por reformas fiscais e territoriais como a criação de marcos de fronteiras para regular as propriedades.

Notícias