EUA perguntam aos europeus o que precisam para garantir a segurança da Ucrânia, mostra documento
MUNIQUE (Reuters) - Os Estados Unidos perguntaram a seus aliados europeus o que eles precisariam de Washington para participar dos acordos de segurança na Ucrânia, de acordo com um documento visto pela Reuters.
A diligência diplomática enviada na semana passada, consistindo de seis pontos e perguntas, também questiona quais países poderiam contribuir para as garantias, quais estariam dispostos a enviar tropas para a Ucrânia como parte de um acordo de paz e qual seria o tamanho de qualquer força liderada pela Europa.
O presidente dos EUA, Donald Trump, chocou os aliados europeus esta semana ao ligar para o presidente russo Vladimir Putin -- cujas forças invadiram a Ucrânia há três anos -- sem consultá-los ou a Kiev, e declarar o início imediato das negociações de paz.
Veículos de notícias, incluindo a Reuters, relataram no sábado que os EUA enviaram um documento perguntando aos governos europeus o que eles poderiam contribuir para garantias de segurança, mas o texto completo obtido pela Reuters mostra que os EUA também estão perguntando o que eles precisariam de Washington para poderem contribuir.
Esse elemento será bem recebido por muitos governos europeus, que deixaram claro que só poderiam fornecer garantias de segurança com o apoio dos EUA.
"Quais, se houver, requisitos de apoio dos EUA seu governo consideraria necessários para sua participação nesses acordos de segurança? Especificamente, quais recursos de curto e longo prazo você acha que serão necessários dos EUA?", é uma das perguntas feitas.
Dois diplomatas europeus disseram que ainda havia um debate sobre como as capitais europeias responderão, mas alguns acreditam que deve ser uma resposta coletiva.
Alguns líderes europeus, incluindo do Reino Unido e da Alemanha, se reunirão em Paris na segunda-feira para uma cúpula de emergência sobre a Ucrânia.
O documento também pergunta quais países europeus e/ou terceiros eles acreditavam que poderiam ou iriam participar de tal acordo, e se seu país estaria disposto a enviar tropas para a Ucrânia como parte de um acordo de paz.
"Se forças militares de países terceiros fossem enviadas para a Ucrânia como parte de um acordo de paz, qual você consideraria ser o tamanho necessário de uma força liderada pela Europa? Como e onde essas forças seriam enviadas, e por quanto tempo?", mostrou o documento.
Também foi perguntado aos países quais ações os EUA, aliados e parceiros precisam estar preparados para tomar se a Rússia atacar essas forças.