Piso feito de ossos encontrado em prédio de 1609 é mistério para cientistas

Arqueólogos descobriram um piso com ossos bovinos na cidade de Alkmaar, na Holanda. O "achado" foi divulgado em janeiro.
O que aconteceu
Ossos bovinos foram usados na composição do piso de um prédio histórico do município holandês. O local passava por uma restauração quando a matéria-prima inusitada foi encontrada.
Segundo os especialistas que avaliaram a descoberta, os ossos consistem em metacarpos e metatarsos de bois. A arqueóloga, Nancy de Jong, que trabalha na equipe de Arqueologia de Alkmaar, exaltou a novidade.
Ficamos muito felizes por termos tido a oportunidade de ver esse piso ósseo com nossos próprios olhos. É um privilégio descobrir algo de séculos passados e acrescentar novas informações à história de Alkmaar Nancy de Jong, arqueóloga
O que também chamou a atenção dos arqueólogos foi o padrão dos pisos. Os ossos foram meticulosamente cortados na mesma altura para preencher buracos no chão.
Apesar de o prédio ser de 1609, pesquisadores acreditam que os materiais biológicos dos bois provêm do século XV. Para os envolvidos, o edifício foi construído sobre o piso ósseo.
A razão para o uso dos ossos bovinos em construções é desconhecida. Mas os pesquisadores trabalham com a hipótese de ser uma questão religiosa. Outra opção vinculada ao caso é que os restos mortais dos bois tenham sido usados de maneira improvisada para preencher a estrutura do pavimento.