Topo
Notícias

Israel diz que prepara 'plano de ataque' horas após libertação de 3 reféns

Um helicóptero com reféns libertados decola da base de Reim, como parte de um acordo de cessar-fogo em Gaza, em Reim, Israel, 15 de fevereiro de 2025 - Amir Cohen/REUTERS
Um helicóptero com reféns libertados decola da base de Reim, como parte de um acordo de cessar-fogo em Gaza, em Reim, Israel, 15 de fevereiro de 2025 Imagem: Amir Cohen/REUTERS
do UOL

Do UOL, em São Paulo

15/02/2025 11h32Atualizada em 15/02/2025 12h12

O Exército de Israel afirmou que prepara "planos de ataque" horas após a libertação de três reféns israelenses pelo Hamas.

O que aconteceu

Israel e Hamas têm acordo para a troca de presos palestinos por reféns israelenses. O Hamas ameaçou quebrar o acordo nesta semana, mas mediadores do Egito e Catar entraram em campo para manter a troca.

Tenente afirmou que Israel está mobilizando "esforços imensos" para trazer os reféns israelenses de volta. "Ao mesmo tempo, preparamos planos de ataque", declarou o chefe do Estado-maior, tenente-general Herzi Halevi. Ele não detalhou as ações militares.

Hamas diz que Estados Unidos devem "obrigar" Israel a respeitar acordo. "Os EUA devem obrigar a ocupação a cumprir o acordo se se importam de verdade com a vida dos prisioneiros", afirmou em nota o porta-voz do Hamas, Hazem Qassem.

Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu fará consulta de segurança hoje. Ele deve discutir com aliados a posição de Israel sobre o cessar-fogo e o ultimato de Donald Trump, que prometeu um "inferno" contra Hamas se o grupo não libertasse todos os reféns neste sábado.

Pelos termos da trégua, 33 reféns devem ser libertados até o início de março em troca de 1.900 palestinos detidos em Israel. Seis trocas foram feitas até agora.

Uma visão de drone mostra um prisioneiro palestino libertado sendo recebido após ser libertado de uma prisão israelense, como parte de uma troca de reféns-prisioneiros e um acordo de cessar-fogo em Gaza entre o Hamas e Israel, em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, em 8 de fevereiro de 2025 - Stringer/REUTERS - Stringer/REUTERS
Um prisioneiro palestino libertado é recebido em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, em 8 de fevereiro de 2025
Imagem: Stringer/REUTERS

Negociação para libertar todos os reféns está parada

As negociações para a segunda fase do cessar-fogo ainda não começaram. O Hamas diz que Israel tenta sabotar o acordo com uma "obstrução contínua". Esta nova etapa deve levar à libertação de todos os reféns e ao fim definitivo da guerra.

A terceira e última fase do acordo está destinada à reconstrução de Gaza. A ONU calcula que o projeto colossal deve custar mais de US$ 53 bilhões (R$ 305 bilhões).

*Com informações de AFP

Notícias