Topo
Notícias

Gás lacrimogêneo é lançado em apoiadores do Hezbollah durante protestos contra bloqueio libanês de voo iraniano

15/02/2025 15h06

BEIRUTE (Reuters) - O Exército libanês lançou neste sábado gás lacrimogêneo contra apoiadores do Hezbollah que protestavam perto do aeroporto de Beirute contra o bloqueio libanês de um voo iraniano à capital, ocorrido nesta semana, depois de Israel ter acusado Teerã de usar aeronaves civis para contrabandear dinheiro para o grupo libanês.

O parlamentar do Hezbollah Hassan Fadlallah pediu ao Exército que responsabilize os soldados que dispararam contra os manifestantes.

O Exército libanês e o governo “deveriam ter reuniões imediatas para impedir o inimigo israelense de impor o que quiser no aeroporto e de continuar sua ocupação no território libanês, em vez de usar a força contra manifestantes sentados pacificamente em uma via”, afirmou Fadlallah em comunicado.

O Irã impediu na sexta-feira que aviões libaneses repatriassem dezenas de libaneses presos no Irã, gerando um impasse entre os dois países, depois do que Teerã considerou uma ameaça israelense.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, falou com seu colega libanês por telefone sobre o assunto. Ambos “declararam estar prontos para negociações construtivas”, informou a imprensa estatal, sem dar mais detalhes.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, disse na sexta-feira que Israel havia ameaçado um avião de passageiros que transportava cidadãos libaneses de Teerã, interrompendo os voos para o aeroporto de Beirute. Ele condenou a suposta ameaça israelense como uma violação da lei internacional.

(Reportagem de Laila Bassam e Ahmed Tolba)

Notícias