Na Vale, Lula fala em 'desleixo' no passado e quer empresa 1ª do mundo

Ao participar de um evento da Vale, o presidente Lula (PT) criticou a empresa, disse que houve desleixo e irresponsabilidade no passado e defendeu que a mineradora seja uma das melhores do mundo.
O que aconteceu
Lula e ministros participaram de anúncio de investimento de R$ 70 bilhões da Vale na expansão da mineração de ferro e cobre em Carajás, no Pará. Em seu discurso, ele ressaltou que conheceu a empresa "como uma das mais importantes do mundo", mas que hoje ela estaria em 14º lugar. O presidente não citou a que tipo de ranking se referia.
Presidente disse que a empresa precisa voltar a crescer. "Eu quero te dizer, Pimenta [Gustavo Pimenta, presidente da Vale], que a Vale precisa voltar a ocupar os primeiros lugares na empresa de mineração", disse.
Eu conheci a Vale como uma das mais importantes empresas de minério do mundo. A Vale era a primeira ou a segunda a vida inteira. Hoje, a Vale está no 14º lugar. Se fosse futebol, nem na Série C você estava. Nem na Série C. E eu acho que a Vale é uma empresa tão importante que ela tem que estar sempre na Série A. Presidente Lula
Presidente citou os desastres de Brumadinho e Mariana. Ele afirma que "alguém foi desleixado" e "agiu de forma totalmente irresponsável". "Como o povo de Brumadinho e Mariana não merecia aquelas barragens, a Vale também não merecia, porque a imagem da Vale ficou arranhada, uma empresa da magnitude da Vale, da respeitabilidade internacional, não poderia ter permitido que aquilo acontecesse", falou. Juntas, as tragédias mataram 291 pessoas e deixaram um rastro de destruição.
Em algum momento alguém foi desleixado. Em algum momento alguém agiu de forma totalmente irresponsável. Em algum momento alguém, sabe, não se deu conta de que poderia acontecer uma desgraça como aconteceu e se repetiu. Se fosse só uma vez, não, mas foram duas vezes. Presidente Lula