Moradores de SP e RJ recebem alerta de terremoto; tremor não aconteceu
Moradores de São Paulo e Rio de Janeiro usuários de Android foram surpreendidos na madrugada desta sexta-feira (14) com um alerta de terremoto. A Defesa Civil nega ter emitido a notificação e nenhum abalo sísmico aconteceu, segundo o Centro de Sismologia da USP. A mensagem também incluía dicas de segurança para a população.
O que aconteceu
O alerta foi recebido por celulares com sistema Android. O sistema indicou tremores com magnitudes de 4,6 em Ubatuba e 5,5 na Baixada Santista.
A tecnologia funciona com sensores dos próprios dispositivos para detectar movimentações sísmicas e pode emitir notificações preventivas com base em dados globais de sismologia.
A notificação incluiu orientações de segurança. As recomendações incluem o uso de sapatos, a verificação das saídas de gás e a precaução para evitar construções que possam estar danificadas.
A Defesa Civil de São Paulo afirmou que o alerta não partiu do Centro de Gerenciamento. De acordo com o órgão, a notificação "possivelmente tenha sido emitida por algum serviço exclusivo do Google".
"Não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado de São Paulo", afirma o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo). Defesa Civil disse em nota que não emitiu nenhum alerta de terremoto na madrugada desta sexta-feira (14).
Não há nenhuma ocorrência registrada ou em atendimento pelas equipes das Defesas Civis municipais
Defesa Civil do estado de São Paulo
Reações nas redes sociais
Usuários informaram nas redes sociais que o alerta não chegou para donos de iPhones. Apenas dispositivos Android receberam uma notificação. No X, antigo Twitter, o assunto rapidamente se tornou um dos mais comentados.
Os alertas para enchentes e tempestades da defesa civil, tudo bem! Já estamos acostumados.
-- Néco Oliveira (@necooliveiras) February 14, 2025
Agora receber uma mensagem de alerta de terremoto em SP, no meio da madrugada, ai já tá demais! pic.twitter.com/9I5w8PLj3v
Em entrevista ao UOL News, o tenente Maxwell, porta-voz da Defesa Civil, explicou do alerta emitido nos celulares dos paulistanos sobre a chuva do dia 24 de janeiro e explicou como funciona o sistema.