Chevrolet ficará um mês sem produzir seu carro mais vendido no Brasil

Pela segunda vez em 2025, a General Motors anunciou uma interrupção das atividades na fábrica de Gravataí (RS). A planta gaúcha é responsável pela fabricação dos Chevrolet Onix e Onix Plus, que correspondem a aproximadamente 50% das vendas da marca no Brasil. A nova paralisação busca "adequar a produção" e foi anunciada antes mesmo de a primeira acontecer.
A fábrica de Gravataí terá sua atividade suspensa por um mês entre 17 de fevereiro e 17 de março. Nesse período, os cerca de 5.000 funcionários gastarão 20 dias de suas férias coletivas e terão 10 dias de folga remunerada.
Em 22 de abril começa a segunda interrupção, em esquema de layoff em que 50% dos trabalhadores terão seus contratos interrompidos.
A pausa durará entre dois e cinco meses (prazo dado pela Consolidação das Leis do Trabalho) e, nesse tempo, o acordo coletivo do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí prevê que todos receberão, integralmente, o salário líquido, com o Governo Federal pagando uma parte desse montante.
Após o primeiro layoff, a GM pode renová-lo por igual período. Entretanto, são os outros 50% dos trabalhadores que seriam mandados para casa. Eles também poderão realizar cursos de formação a fim de receber uma bolsa de R$ 900 para esse fim.
Vende bem, mas deveria ser melhor
No ano passado, o Chevrolet Onix foi o terceiro automóvel mais vendido do Brasil, mas viu o sedã Onix Plus cair do quinto para o 11º lugar. A dupla somou 157.468 unidades emplacadas em 2024, sendo que, em anos como 2018 e 2019, a produção já chegou a exceder as 200.000.
A capacidade ociosa ocorre justo quando chega a hora da Chevrolet lançar as novas versões da linha Onix, esperadas no segundo semestre. Tanto o sedã quanto o compacto receberão facelift com mudança grande no visual e mais recursos tecnológicos - e tais mudanças exigem alterações no maquinário. Em outras palavras, é o momento de "adequar a produção", explica a marca em nota.
Os ajustes também valerão a um terceiro carro, ainda inédito, que deverá ser um equivalente SUV do Onix. Além disso, o motor 1.0 turbo da família será atualizado e chegará aos 126 cv e 18,9 kgfm devido à estreia do sistema de injeção direta - necessário para atender aos novos limites de poluição estabelecidos por lei.