Fila de carros e destruição: as imagens do retorno de palestinos a Gaza
Em meio a escombros e cenas de destruição, palestinos cruzam o corredor de Netzarim, uma das principais conexões entre o norte e o sul da Faixa de Gaza, neste domingo (9).
O que aconteceu
Trajeto foi permitido após saída das tropas israelenses do corredor. A retirada faz parte do acordo de cessar-fogo assinado em 19 de janeiro.
Apesar da saída dos soldados israelenses, tráfego do local é monitorado pelo Egito e pelos Estados Unidos. Moradores ainda precisam ter veículos vistoriados em busca de armas em postos de controle.
Além de fazer o trajeto a pé, moradores também cruzam o corredor em veículos entulhados de móveis ou em carros movidos a tração animal. Imagens deste domingo mostram crianças amontoadas em caminhões aguardando a ida para casa.
Cenário de destruição também marca a volta dos palestinos. Em muitas das imagens, é possível ver destroços de construções, ferro retorcido e esqueletos de prédios.
Organizações internacionais estimam que mais de 700 mil moradores do norte de Gaza tenham se deslocado para o sul após o início da guerra. Ordens de evacuação foram emitidas pelo próprio estado israelense, que usou a área para uma invasão terrestre da região.
Pelo menos 110 palestinos foram mortos por Israel desde o cessar-fogo, segundo um monitor de direitos humanos. O Euro-Med Human Rights Monitor, com sede em Genebra, estima que seis pessoas tenham morrido por dia desde a assinatura do acordo. Neste número, estão incluídas duas pessoas que tiveram o direito de cruzar a fronteira para tratar ferimentos negado.