Lula e Janja recebem cinco jabutis na Granja do Torto a pedido do Ibama

As fêmeas foram resgatadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e levadas para a Granja do Torto, após veterinários notarem que a casa de campo da Presidência tinha excesso de machos.
O que aconteceu
Em vídeo, o Presidente da República mostrou a chegada das novas moradoras da Granja do Torto. Ao lado da primeira-dama Janja Silva, Lula registrou o momento em que cinco jabutis fêmeas foram levadas pelo Ibama para a casa de campo.
Animais passarão por reabilitação e posteriormente voltam para a natureza. Eles foram resgatados pelo Cetas (Centros de Triagem de Animais Silvestres) e precisam ter contato com a natureza antes de voltar para as florestas.
Durante o período na Granja do Torto animais serão monitorados. Em visita a equipe do Ibama explicou como funciona a reabilitação, segundo eles a Granja do Torto, como residência do chefe de Estado realiza um importante papel na reabilitação de animais silvestres, como os jabutis.
A gente vai dar para esses bichinhos não a liberdade que eles têm no meio da floresta. Mas uma cascatinha para eles poderem tomar banho, um riacho bastante desenvolvido, com água limpa, para eles poderem tomar banho e beber. Duas casinhas do 'Minha Casa, Minha Vida' -- cada uma dessas casinhas cabem dois ou três -- e tratá-los com decência, porque não é fácil a vida animal com o ser humano que tá sendo criado no mundo hoje
Luiz Inácio Lula da Silva