Topo
Notícias

Hamas não deseja retomar guerra contra Israel, diz comandante à AFP

08/02/2025 11h35

O Hamas não quer retomar a guerra com Israel, disse neste sábado (8) um alto funcionário do movimento palestino que governa Gaza, onde um frágil cessar-fogo está em vigor.

"Retomar a guerra certamente não é o nosso desejo e não mostra a nossa determinação", disse o membro do comitê político do Hamas, Basem Naim, em uma entrevista, alertando que o cessar-fogo em vigor está "em perigo".

Naim disse que o "atraso e a falta de comprometimento" de Israel em implementar a primeira fase da trégua colocam o acordo "em perigo". 

No entanto, disse que o movimento islamista palestino continua disposto a retomar as negociações para a implementação da segunda fase do acordo, que deveriam começar na segunda-feira. 

Naim pediu aos países árabes que evitem "normalizar suas relações" com Israel, depois que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que o estabelecimento de relações diplomáticas "ocorrerá". 

A Arábia Saudita descartou esta semana a possibilidade de normalizar os laços com Israel e reiterou sua posição de que o estabelecimento de relações diplomáticas está condicionado à criação de "um Estado palestino independente, com Jerusalém Oriental como sua capital".

rs/th/ami/an/eg/aa

© Agence France-Presse

Notícias