Topo
Notícias

Presidente do México diz que tarifas impostas pelos EUA foram suspensas por um mês

03/02/2025 12h59

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - A presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse nesta segunda-feira que as tarifas comerciais impostas ao país pelos Estados Unidos estão suspensas por um mês depois de uma conversa que teve com o presidente dos EUA, Donald Trump, na qual ela se comprometeu a colocar mais agentes de segurança na fronteira com os Estados Unidos para parar o fluxo de drogas para os EUA.

"Nossas equipes vão começar a trabalhar hoje em duas áreas: segurança e comércio", disse Sheinbaum em publicação no X onde anunciou a pausa nas tarifas.

Trump determinou no final de semana tarifas de 25% sobre todos os produtos mexicanos, e o México afirmou que responderia com sua própria imposição de tarifas sem detalhar sobre quais produtos elas incidiriam.

Como parte do acordo desta segunda, Sheinbaum disse que o México vai enviar mais 10 mil membros de sua Guarda Nacional à fronteira com os EUA para impedir que as drogas, principalmente o fentanil, entrem em território norte-americano.

Os EUA, em troca, prometeram trabalhar para parar o fluxo de armas de fogo potentes para o México, disse ela.

(Reportagem da Redação na Cidade do México)

Notícias