Topo
Notícias

Temporal arrasta carros e deixa rastro de destruição na Vila Madalena; veja

do UOL

Do UOL*, em São Paulo

25/01/2025 20h14Atualizada em 25/01/2025 21h22

O forte temporal que atingiu a capital paulista na tarde de sexta-feira (24) derrubou um muro, arrastou carros e deixou um rastro de destruição no bairro da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo.

O que aconteceu

Na rua Romeu Perrotti, a força da água derrubou o muro de um estacionamento e arrastou os veículos em direção às casas vizinhas. "A água ficou tão alta e tão forte que teve um carro que atravessou o muro e entrou em uma das residências. Os moradores perderam tudo e precisaram sair às pressas", contou a aposentada Tania Lisa, de 67 anos.

Na Vila Madalena, um dos bairros mais afetados, a água chegou a atingir três metros de altura, invadindo residências. A correnteza também arrastou veículos, deixando carros empilhados em diferentes pontos do bairro ainda neste sábado (25). Na sexta, pela primeira vez, a Defesa Civil encaminhou um "alerta severo" em razão das chuvas para celulares na capital paulista.

Vista do rastro de destruição deixado pela enxurrada provocada pelo temporal de ontem (24) na rua Romeu Perrotti - EDI SOUSA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - EDI SOUSA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Vista do rastro de destruição deixado pela enxurrada provocada pelo temporal de ontem (24) na rua Romeu Perrotti
Imagem: EDI SOUSA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

"Perdi tudo. Vou ter que recomeçar do zero. Só consegui me salvar porque subi no telhado." O relato é do empreendedor de saúde e estética, Claus Pita, 33, que também contou que estava em casa quando as chuvas começaram. Em poucos minutos, o volume de água aumentou o suficiente para invadir sua residência, deixando móveis e eletrodomésticos submersos.

Durante a limpeza da casa, Claus encontrou peixes mortos trazidos pela enxurrada. Um dos momentos mais tensos, de acordo com ele, foi quando uma vizinha, que não sabia nadar, precisou ser resgatada com a ajuda de moradores de um condomínio próximo, que jogaram uma corda para salvá-la. "Foi um cenário de apocalipse. A gente vê essas coisas na televisão, mas não dá para imaginar o como é horrível vivenciar isso".

Vista do rastro de destruição deixado pela enxurrada na rua Romeu Perrotti - EDI SOUSA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - EDI SOUSA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Vista do rastro de destruição deixado pela enxurrada na rua Romeu Perrotti
Imagem: EDI SOUSA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Vista do rastro de destruição deixado pela enxurrada provocada pelo temporal nna rua Romeu Perrotti - EDI SOUSA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - EDI SOUSA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Vista do rastro de destruição deixado pela enxurrada provocada pelo temporal nna rua Romeu Perrotti
Imagem: EDI SOUSA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Os moradores da rua Isabel de Castela, na Vila Madalena, também enfrentaram consequências da tempestade. O cenário na região incluiu supermercados alagados, casas invadidas pelas águas e veículos empilhados pela força da correnteza. Segundo o morador Eduardo Passeri, de 54 anos, a rua já é frequentemente afetada por enchentes, mas o impacto desta vez foi muito maior.

Por isso mesmo, meu portão foi construído como uma espécie de comporta, para conter a chuva. Quando a chuva começou, mesmo vendo os carros submersos, eu estava tranquilo, porque o portão sempre segurava. Mas dessa vez foi diferente. Quando vi a água atravessando o portão, pensei: algo muito ruim vai acontecer. E aconteceu.
Eduardo Passeri

Além da Vila Madalena, o bairro de Santana e Pinheiros foram os outros bairros mais afetados. Com ventos fortes, granizo e 82 milímetros de precipitação concentrados em apenas uma hora, entre 15h e 16h, o fenômeno foi o terceiro maior volume de chuvas registrado na capital em 64 anos, de acordo com a Defesa Civil.

(Com Estadão Conteúdo)

Notícias