Topo
Notícias

OPINIÃO

Josias: 'muro da vergonha' revela falta de competência da Prefeitura de SP

do UOL

Do UOL, em São Paulo

17/01/2025 14h18

O chamado "muro da vergonha", construído pela Prefeitura de São Paulo na região da "cracolândia", revela a inépcia do poder local, avaliou o colunista Josias de Souza no UOL News, do Canal UOL, nesta sexta-feira (17).

A definição de 'muro da vergonha' é muito boa mesmo, porque se você não consegue resolver o problema, você recorre ao muro. Mas o problema não desaparece porque o prefeito ergue um muro diante dele. Josias de Souza, colunista do UOL

Algumas entidades que atuam no local alegam que a obra teve como objetivo isolar os usuários e dificultar os trabalhos de assistência. O padre Julio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, descreve a construção como o "muro da vergonha".

Após a divulgação, o Psol entrou com uma notícia crime no STF (Supremo Tribunal Federal), solicitando que o muro fosse demolido. O ministro Alexandre de Moraes determinou então que o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, explique em até 24 horas a construção de um muro na rua dos Protestantes, na "cracolândia", na região central da capital paulista.

Países ricos erguem muros burocráticos para impedir que refugiados do subdesenvolvimento os invadam, além da conta. E a cidade de São Paulo, a mais rica do Brasil, está seguindo a moda do Trump. Levantou um muro de concreto de fronte da Cracolândia. O problema é que muita gente insiste em pular o muro.

O prefeito podia constituir uma comissão rapidamente para construir muros ao longo das calçadas que são mal conservadas em São Paulo. Isso não resolveria o problema, que é a inépcia da Prefeitura, mas evitaria que os buracos continuassem oferecendo risco de ferimentos aos cidadãos de pouca mobilidade. O muro não resolve o problema. Isto é a essência do que está denunciado na construção desse muro.

A Prefeitura revela a sua inépcia. E não é um problema só dessa prefeitura. A Cracolândia é um problema de muitos anos em São Paulo. É muito implante que a prefeitura do estado mais da capital mais rica do país erga um muro diante de um problema que deveria ser resolvido, e não escondido. É muito lamentável o que está acontecendo em São Paulo. Josias de Souza, colunista do UOL

Safatle: 'Governo Lula não sabe mais fazer luta política'

Ainda durante o UOL News, o o professor Vladimir Safatle afirmou que o governo Lula (PT) não sabe mais fazer luta política, ficou assustado com a mobilização da extrema direita e conseguiu duas derrotas ao mesmo tempo, ao revogar medida que aumentava a fiscalização da Receita Federal.

[O caso do Pix] demonstra uma desorientação política do governo, porque numa situação como essa, o governo colocou uma medida necessária (ele precisa ter informações sobre movimentações financeiras para saber quem está sonegando). Então, o governo tinha razão na medida. Só que ele não sabe mais fazer luta política, em hipótese alguma. Professor Vladimir Safatle

O professor refere-se ao vídeo publicado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL), aliado político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na gravação, ele contestava a medida que ampliava a fiscalização e dizia que o governo iria tratar o pequeno comerciante como grande sonegador. A publicação ultrapassou a marca dos 216 milhões de visualizações nas redes sociais.

Após a repercussão negativa e onda de fake news sobre o tema, o governo decidiu revogar o ato normativo que alterava as regras de fiscalização da Receita Federal sobre transações financeiras para pessoas físicas via Pix acima de R$ 5.000 por mês.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Notícias