Imagens mostram antes e depois de locais destruídos pelo fogo na Califórnia
Do UOL, em São Paulo
11/01/2025 09h12Atualizada em 12/01/2025 05h58
Imagens mostram os danos causados pelo fogo que atinge Los Angeles, na Califórnia. Os incêndios, considerados os piores da história da cidade, deixaram pelo menos 13 mortos.
O que aconteceu
Uma das áreas mais atingidas foi o bairro de Pacific Palisades. O fogo destruiu todo o bairro de luxo que fica às margens do Oceano Pacífico. Mais de 5.000 casas ficaram em ruínas e as autoridades alertam que a situação está longe de estar sob controle.
Incêndio "Palisades" é o terceiro mais destrutivo da história da Califórnia, segundo o CalFire. O fogo atingiu 21.317 hectares, deixou cinco mortos e destruiu mais de 5.000 estruturas na costa de Malibu. Entre as casas destruídas está a do ator Mel Gibson.
O foco de incêndio "Eaton" é o quarto pior, com 13.690 hectares. Ele matou seis pessoas e devastou outras 5.000 estruturas. A nordeste da cidade, o fogo ainda ameaça Altadena e Pasadena.
Ventos fizeram fogo se espalhar rapidamente. A região da Califórnia está sujeita à ação dos ventos Santa Ana, explicou o meteorologista da BBC, Matt Taylor. O fenômeno ocorre quando uma grande área de alta pressão se instala no interior do oeste dos EUA.
Mais de 180 mil pessoas precisaram deixar as próprias casas. Cinco focos de incêndio continuam ativos na região, mas os bombeiros enfrentam dificuldade para apagar as chamas. "Parece que uma bomba atômica atingiu essas áreas", afirmou o xerife Robert Luna em comunicado à imprensa.