Transição de Trump pede fim de relatórios sobre acidentes com carro de empresa de Musk
A equipe de transição de Donald Trump está pressionando para que o novo governo elimine a exigência de relatórios de acidentes automobilísticos envolvendo a Tesla, de Elon Musk, conforme revelado por um documento acessado pela Reuters. Essa mudança pode impactar a capacidade do governo em investigar e regulamentar a segurança de veículos com sistemas automatizados de direção.
O que aconteceu
Elon Musk investiu mais de 250 milhões de dólares na campanha presidencial de Trump em novembro. A remoção da exigência beneficiaria principalmente a Tesla, que já reportou mais de 1.500 acidentes aos reguladores federais sob o programa atual.
A recomendação para eliminar a regra foi feita por uma equipe de transição. Esta equipe foi encarregada de desenvolver uma estratégia automotiva para os primeiros 100 dias do novo governo, considerando a coleta atual de dados como "excessiva".
Nem a equipe de transição, nem Musk ou a Tesla responderam aos pedidos de comentários. A Reuters não conseguiu determinar o envolvimento direto de Musk nas recomendações ou sua possível implementação pelo governo.
A Alliance for Automotive Innovation criticou a exigência como onerosa. Este grupo representa a maioria dos principais fabricantes de automóveis, exceto a Tesla.
Dados da NHTSA (Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário) mostram que a Tesla é responsável por 40 dos 45 acidentes fatais relatados até 15 de outubro. Entre os casos investigados estão acidentes fatais na Virgínia e Califórnia envolvendo o recurso "Autopilot" da Tesla.
A NHTSA afirma que os dados são cruciais para avaliar tecnologias emergentes. Dois ex-funcionários destacaram que as exigências foram fundamentais para investigações que resultaram em recalls em 2023.
Desde 2021, mais de 2.700 acidentes foram analisados pela NHTSA. Esses dados levaram a 10 investigações e nove recalls envolvendo quatro empresas diferentes.
A Cruise, startup da GM, foi multada por não relatar um incidente em 2023. Após o incidente onde um veículo atingiu um pedestre, a GM anunciou que interromperá o desenvolvimento da tecnologia autônoma da Cruise.