Sakamoto: Lula citou mal-estar, mas cirurgia às pressas surpreendeu equipe
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva relatou dor e mal-estar a pessoas próximas na segunda-feira (9), mas a realização de uma cirurgia às pressas durante a madrugada surpreendeu a equipe dele, afirmou o colunista Leonardo Sakamoto no UOL News nesta terça-feira (10).
Não era todo mundo que sabia. Ele se queixou com pessoas próximas, mas não era todo mundo que visitava ele que saía com esse diagnóstico, não.
Até porque foi uma surpresa. O pessoal que fazia a agenda dele continuou fazendo agenda. Normalmente organizando agenda, o Palácio do Planalto fechou normalmente.
E aí é que tomou-se essa decisão médica para o presidente ir a São Paulo operar. Ele veio com a esposa e assessores.
Leonardo Sakamoto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma cirurgia de emergência na madrugada desta terça-feira (10) para drenagem de uma hemorragia intracraniana após sentir dor de cabeça.
Lula, de 79 anos, foi examinado na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês, sendo posteriormente transferido para a unidade de São Paulo do complexo hospitalar, onde foi realizado o procedimento que durou cerca de uma hora.
De acordo com o boletim médico divulgado na madrugada desta terça (10), a hemorragia decorre do acidente doméstico sofrido pelo presidente no dia 19 de outubro, quando ele caiu no banheiro do Palácio da Alvorada.
O próprio Lula orientou que fosse divulgado o estado de saúde dele e que a imprensa ficasse sabendo por um boletim solicitado pelo próprio paciente para evitar fofocas. Preocupado com transparência, ele disse que a saúde do presidente é coisa séria. Então, foi orientação do próprio Lula que tudo viesse a público.
Leonardo Sakamoto
Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (10), a equipe médica que atende o presidente afirmou que Lula está bem e que nenhuma função neurológica foi afetada.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.
Veja a íntegra do programa: