Lula internado em SP: últimas notícias sobre o estado de saúde hoje (10)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 79 anos, foi submetido a uma cirurgia de emergência na madrugada desta terça-feira (10) no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para drenar um hematoma de uma hemorragia intracraniana.
O que se sabe sobre o seu estado de saúde
O quadro de saúde do presidente "evoluiu bem". Esse foi o parecer dos médicos em coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje.
Lula permanecerá em observação na UTI por 48 horas. Sem sequelas, o presidente está acompanhado apenas pela primeira-dama Rosângela Silva, a Janja.
Ele dormiu bem, já chegou da cirurgia praticamente acordado e foi extubado. Está estável, conversando normalmente, se alimentando e ficará em observação nos próximos dias.
Roberto Kalil, médico
A hemorragia é em decorrência de uma queda sofrida pelo presidente em 19 de outubro. Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada.
O sangramento está situado entre o cérebro e a membrana meninges. [Ele] Está com as funções neurológicas preservadas.
Marcos Stavale, médico
Como foi a cirurgia de emergência
Chamada de trepanação, a cirurgia consistiu em uma pequena perfuração do crânio, onde foram introduzidos drenos. O procedimento durou cerca de duras horas. "Não é uma abertura do crânio importante. Há uma cicatrização espontânea", explicou o médico Mauro Suzuki.
Este tipo de cirurgia é utilizado para tratar diversas condições neurológicas. Entre elas, tumores cerebrais, hemorragias intracerebrais —como a de Lula—, lesões traumáticas, infecções e malformações vasculares.
A previsão é que o presidente retorne a Brasília no começo da próxima semana. "Tudo depende dessa evolução, um dia a mais ou um dia a menos, mas a previsão é que o presidente esteja em Brasília na semana que vem", afirmou o médico Roberto Kalil.
O presidente foi examinado na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês, na noite de segunda (9), sendo posteriormente transferido para a unidade de São Paulo do complexo hospitalar. A viagem emergencial à capital paulista ocorreu por volta das 23h.