PMs são afastados após agredirem mulher em abordagem no interior de SP
Uma mulher foi cercada e agredida por policiais militares em Campinas (SP) após uma discussão familiar, ocorrida em outubro. Os policiais envolvidos no caso foram afastados, segundo a Secretaria de Segurança Pública.
O que aconteceu
A mulher discutiu com a filha e com o marido dentro de casa, segundo o boletim de ocorrência ao qual o UOL teve acesso. Com a confusão, um vizinho resolveu chamar a polícia.
A filha disse à polícia que a mãe discutiu com ela, chegando a agredi-la e ameaçá-la com um isqueiro. A polícia, então, pediu para que a mulher os acompanhasse até a delegacia para esclarecer os fatos, mas ela recusou e disse que "não tinha homem para colocar a mão nela", além de ter xingado os policiais.
Na sequência, três policiais cercam a mulher contra uma parede e passam a agredi-la, como é possível ver, também, em um vídeo. Um deles chega a dar um soco no rosto dela, e a mulher cai no chão.
Ela afirmou que, após ser agredida, os policiais não deixaram que o Samu fosse chamado, segundo a EPTV, afiliada da TV Globo. A mulher foi levada por uma viatura da PM ao pronto-socorro e, em seguida, conduzida a uma delegacia.
A vítima alega que o policial segurava algemas na hora da agressão. "O policial logo no começo já foi agressivo comigo com as palavras. Ele me deu voz de prisão e eu perguntei o porquê. Ele disse: 'A senhora fica quieta ou eu vou quebrar sua cara'. Nesse momento, comecei a falar alto para meus vizinhos escutarem e ficarem atentos, porque eu senti medo dele nessa hora", contou a mulher, em entrevista à EPTV. Ela preferiu não ser identificada.
Os policiais relataram que, durante a ocorrência, a mulher os xingou e tentou agredi-los. A advogada dela afirmou que o caso será denunciado à Corregedoria da Polícia Militar.
Ao UOL, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que os policiais foram identificados e afastados. "A Polícia Militar não compactua com desvios de conduta dos seus agentes e investiga o caso por meio de Inquérito Policial Militar (IPM). Os policiais que participaram da ocorrência foram identificados e afastados. Todo e qualquer excesso cometido por policiais será penalizado em conformidade com a lei".