Topo
Notícias

Médicos dizem que projéteis israelenses atingiram hospital de Gaza; Israel nega ataque

08/12/2024 14h41

Por Nidal al-Mughrabi

CAIRO (Reuters) - Bombardeios israelenses atingiram um hospital no norte de Gaza, ferindo várias pessoas, danificando equipamentos e interrompendo cirurgias, disseram autoridades de saúde palestinas neste domingo, mas os militares de Israel negaram terem realizado ataques na área.

Hussam Abu Safiya, diretor do Hospital Kamal Adwan, na cidade de Beit Lahiya -- um dos três únicos que ainda não estão funcionando no extremo norte do enclave -- disse que a instalação foi atingida por cerca de 100 projéteis de tanques e bombas no final do sábado.

"A situação é extremamente perigosa. Temos pacientes na unidade de terapia intensiva e outros aguardando cirurgias. O acesso às salas de cirurgia só será possível após o restabelecimento do fornecimento de eletricidade e oxigênio", disse Abu Safiya em um comunicado.

O hospital está atualmente tratando 112 pessoas feridas, incluindo seis na unidade de terapia intensiva, disse ele.

Os militares de Israel disseram que analisaram e descobriram que suas forças não haviam atacado nas proximidades do hospital ou danificado qualquer um de seus equipamentos essenciais.

"As IDF (Forças de Defesa de Israel) estão em coordenação contínua com os funcionários do hospital para fornecer assistência humanitária ao hospital e manter uma ligação consistente", disseram os militares.

O Ministério da Saúde de Gaza, administrado pelo Hamas, disse que um médico foi morto com sua família em um ataque aéreo israelense perto do hospital na noite de sábado.

Moradores disseram que os militares explodiram grupos de casas no domingo nas áreas de Jabalia, Beit Lahiya e Beit Hanoun, no norte de Gaza, onde as forças israelenses operam desde outubro.

(Reportagem de Nidal al-Mughrabi)

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS LF

Notícias