Papa Francisco espera que Notre-Dame simbolize 'renovação da Igreja na França'
O papa Francisco expressou seu desejo neste sábado (7), em uma mensagem lida durante a reabertura da Catedral de Notre-Dame de Paris, de que esta nova etapa "possa constituir um sinal profético da renovação da Igreja na França".
O sumo pontífice também disse esperar que a catedral, com mais de 860 anos, continue a receber "generosamente e gratuitamente" os visitantes, diante dos planos mencionados em círculos governamentais e culturais franceses de cobrar uma entrada.
"Notre-Dame em breve será novamente visitada e admirada por uma imensa multidão de pessoas de todas as esferas da vida, origens, religiões, idiomas e culturas, muitas delas em busca de significado absoluto e propósito para suas vidas", declarou o pontífice em seu texto.
"Tenho certeza, Excelência, de que as portas estarão bem abertas" para recebê-los "como irmãos e irmãs", acrescentou.
A proposta da ministra da Cultura da França, Rachida Dati, de cobrar uma taxa de entrada, provocou um debate acalorado e uma forte oposição dentro do episcopado.
Embora sua função religiosa não seja afetada, a Notre-Dame, a catedral gótica mais conhecida do mundo e o monumento mais visitado da França, é de propriedade do Estado.
O papa Francisco recusou o convite para a cerimônia de reabertura, que reuniu vários líderes e personalidades.
cg/jz/eg/ic/dd
© Agence France-Presse