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Cenp lança pacto por 'relações mais sustentáveis' no mercado publicitário

Luiz Lara é presidente do Cenp - Fórum de Autorregulação do Mercado Brasileiro desde dezembro de 2021 - Máquina da Foto/Divulgação
Luiz Lara é presidente do Cenp - Fórum de Autorregulação do Mercado Brasileiro desde dezembro de 2021 Imagem: Máquina da Foto/Divulgação
do UOL

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

06/12/2024 08h00

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O Cenp, fórum de autorregulamentação do mercado publicitário, lançou esta semana um 'pacto' por melhores práticas e relações mais sustentáveis no ecossistema de propaganda nacional.

O documento levou 18 meses para ser pronto e foi elaborado a partir de debates de profissionais que atuam em agências, anunciantes, veículos de comunicação e plataformas digitais.

Chamado de 'Pacto Cenp', o guia aborda os principais temas da atividade publicitária, como a dinâmica das concorrências, planos de incentivo, transparência nos processos e a sustentabilidade financeira entre os atores do mercado.

O lançamento acontece na semana seguinte a uma discussão que envolveu vários players do mercado sobre uma concorrência onde mais de 20 agências foram convidadas a participar.

Para a entidade, o guia deverá 'estimular uma reflexão' - a ideia não é impor regras, mas oferecer um ponto de partida para que a indústria evolua de forma sustentável e ética.

Nosso impacto na sociedade e na economia, influenciando consumo, hábitos e comportamentos, é proporcionalmente maior quanto mais sustentáveis forem nossas práticas comerciais.
Luiz Lara, presidente do Cenp

O texto foi produzido a partir da criação de dois grupos de trabalho, com focos específicos, mas com pontos de convergência e intersecção. Na prática, o guia já traz mais de 40 recomendações ao mercado - destacamos, aqui, algumas delas:

  • as concorrências deverão ter prazos suficientes para as suas entregas e, de preferência, recomenda-se que não sejam realizadas nos meses próximos ao final de ano, especialmente em dezembro;
  • os anunciantes deverão sinalizar o número de agências que estarão nas fases inicial e final das concorrências;
  • as relações contratuais precisam ter clareza entre as partes quanto aos processos, custos de operação e fontes de receita;
  • os prazos de pagamento devem ser revistos: recomenda-se que tais desembolsos de fornecedores e parceiros sejam realizados logo após o término do serviço prestado, e
  • agências e anunciantes deverão ampliar as conversas sobre participações nos planos de incentivo existentes e que os planos de mídia sejam feitos à luz dos mais rigorosos critérios técnicos e pertinência às estratégias de marketing dos anunciantes, com transparência e atenção à eficiência econômica e equilíbrio contratual.

Haverá uma campanha de publicidade para divulgar o pacto, criada pela agência AlmapBBDO. A ideia é ampliar o conhecimento das pessoas sobre as propostas, além de explicar o que é o Cenp para jovens que estão ingressando no mercado.

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