Topo
Notícias

PF prende no Paraná condenado pelo 8/1 que havia fugido para a Argentina

Moacir José dos Santos fez fotos de si mesmo durante os atos de 8/1 - Reprodução / STF
Moacir José dos Santos fez fotos de si mesmo durante os atos de 8/1 Imagem: Reprodução / STF
do UOL

Do UOL, em São Paulo

11/11/2024 12h24Atualizada em 11/11/2024 19h08

A Polícia Federal prendeu na tarde de sábado (9) um condenado por participação nos atos golpistas de 8 de Janeiro que estava foragido.

O que aconteceu

Homem foi localizado em Cascavel (PR), a cerca de 500 quilômetros de Curitiba. A PF não divulgou o nome dele, mas o UOL apurou que se trata de Moacir José dos Santos. Segundo a corporação, ele estava foragido desde abril deste ano, quando fugiu para a Argentina.

A PF diz que o paradeiro dele foi descoberto pelas forças de segurança de Cascavel. A prisão foi feita pela corporação com o apoio da Guarda Municipal da cidade.

Moacir foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 17 anos de prisão, em outubro do ano passado. Ele responde pelos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada. Ele também tem que pagar multa de R$ 30 milhões por danos morais coletivos em conjunto com os demais condenados pelos ataques golpistas.

Em dezembro de 2023, Alexandre de Moraes liberou Moacir para frequentar igreja. O homem estava em liberdade provisória e cumpria medidas cautelares que o impediam de deixar a cidade de Cascavel, ficar fora de casa à noite e aos finais de semana e ainda o obrigavam a usar tornozeleira eletrônica. Mas havia pedido autorização para ir a um culto evangélico na cidade, que ocorria às quintas-feiras, sábados e domingos, das 20h às 22h.

A defesa de Moacir ainda não se manifestou. O UOL entrou em contato com a advogada Shanisys Martins Massuqueto Virmond Butenes, mas não obteve retorno. O espaço está aberto para manifestação.

Notícias