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Marcello Serpa: Marcas precisam ter coragem de assumir seus posicionamentos

do UOL

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

11/11/2024 14h57

As marcas precisam ter mais coragem de assumir os seus posicionamentos. Além disso, a 'guerra de propósitos' faz com que a comunicação das empresas fique igual.

Essa é uma das opiniões do publicitário Marcello Serpa, convidado do episódio #200 do programa Mídia e Marketing - assista, acima, à entrevista na íntegra.

Um dos maiores publicitários do mundo, Serpa foi a mente por trás de grandes campanhas para marcas como Havaianas, Volkswagen e Pepsi, além de ter faturado quase 170 leões no Festival de Cannes. Serpa ainda fala sobre o futuro da publicidade com a mídia (e a atenção das pessoas) multifragmentada.

Ele ainda responde perguntas de 3 convidados especiais: Ricardo Dias, fundador da Adventures e ex-VP de marketing da Ambev, Maria Fernanda Albuquerque, diretora global de marketing de Havaianas e de Eco Moliterno, líder da área de criação da Accenture Song para América Latina.

Confira os destaques:

O marketing tem que estar camuflado e isso deixou de acontecer. Ele precisa falar com as pessoas de igual para igual. A linguagem do marketing, hoje em dia, se tornou muito científica e está distante das pessoas.
a partir de 4:05

Não quero ser aquele cara do passado que critica o que é feito hoje. A única crítica que eu faço é espalhar as mensagens, fragmentar as mensagens. Acho que isso não reverbera.
a partir de 6:48

A capacidade que o brasileiro tem de criar memes é inacreditável. Hoje, temos uma camisa de força que impede que essa criatividade aflore. Todo mundo tem medo de errar e isso está constrangendo a criatividade brasileira.
a partir de 17:50

O Washington (Olivetto) é o pai de todos. Ele foi o primeiro criativo 'puro sangue' que resolveu ser empresário. Misturou a criatividade com o negócio. Ele mudou a história da criatividade brasileira.
a partir de 34:10

A inteligência artificial é como uma bomba atômica. A gente já viu o cogumelo, mas ainda não sentiu o impacto. A gente ainda não sabe o que esse impacto vai causar na vida das pessoas. Quem não abraçar a IA agora, vai se tornar obsoleto.
a partir de 43:10

O criativo vai deixar de ser criativo para ser um curador. Ele não cria mais do zero. Com a IA, as pessoas vão ficar mais preguiçosas, vão escrever prompts. É uma mudança radical e não sabemos como evitar isso.
a partir de 44:32

O papo ainda celebra a estreia do programa Mídia e Marketing no Canal UOL, que agora também é distribuído por TV a cabo e via satélite: na Vivo (canal nº 613), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.

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