Topo
Notícias

Perdeu eleição em PE: quem é ex-ministro sanfoneiro que 'colou' em Trump

Gilson Machado Neto e Gilson Machado Guimarães participam de evento de Trump com Eduardo Bolsonaro - Arquivo pessoal / Gilson Machado
Gilson Machado Neto e Gilson Machado Guimarães participam de evento de Trump com Eduardo Bolsonaro Imagem: Arquivo pessoal / Gilson Machado
do UOL

Colaboração para o UOL

11/11/2024 11h30

Veterinário, empresário e sanfoneiro, Gilson Machado Neto, ex-ministro do Turismo e fiel apoiador de Bolsonaro, participou de um evento com o presidente eleito Donald Trump, nos EUA, para traçar estratégias de fortalecimento da direita no Brasil, buscando alinhar ações com o retorno do ex-presidente americano.

Quem é o ex-ministro

A frase "4 dias para planejar 2 anos" foi usada por Machado Neto ao detalhar a viagem com Eduardo Bolsonaro e seu filho ao evento de Trump em Mar-a-Lago. Durante esses quatro dias, eles discutiram estratégias políticas para a direita no Brasil, com foco nos próximos anos e no fortalecimento da base bolsonarista no país.

O ex-ministro do Turismo é natural de Recife, Pernambuco, e tem formação em medicina veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mas foi no setor do turismo, como empresário, produtor de eventos e músico, que atuou por mais de 30 anos.

No início de sua carreira, Machado Neto fundou a banda de forró Brucelose, nome de uma doença que afeta o gado, nos anos 90. Depois, tornou-se proprietário de pousadas em São Miguel dos Milagres (AL) e em Ipojuca (PE).

Em 2019, foi nomeado presidente da Embratur pelo governo de Jair Bolsonaro. No final de 2020, foi designado como Ministro do Turismo, cargo que exerceu até 2022.

bru - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
O sanfoneiro e presidente da Embratur Gilson Machado Neto
Imagem: Reprodução/Instagram

Ele candidatou-se ao Senado por Pernambuco pelo PL (Partido Liberal) ainda em 2022, mas não obteve êxito, ficando em segundo lugar com 29,55% dos votos. Posteriormente, em novembro desse ano, retornou à presidência da Embratur, cargo que ocupou até janeiro de 2023.

Em 2024, candidatou-se pelo PL à Prefeitura do Recife em 2024, mas não foi eleito. A disputa foi vencida pelo então prefeito João Campos (PSB), que obteve a reeleição no primeiro turno com 78,11% dos votos válidos, totalizando 725.721 votos. O ex-ministro ficou em segundo lugar, com 13,90% dos votos, correspondendo a 129.138 eleitores.

Ave Maria

Machado Neto ganhou notoriedade pública por aparecer ao lado de Jair Bolsonaro em diversas lives e eventos, muitas vezes tocando sanfona. Um dos episódios mais conhecidos aconteceu em uma live presidencial durante a pandemia de covid-19, onde ele, na época presidente da Embratur, tocou "Ave Maria" em uma homenagem às vítimas do vírus.

Esse lado musical, como sanfoneiro, foi uma marca em sua atuação pública durante sua passagem pelo governo. Ele costumava tocar músicas nordestinas, em eventos oficiais e informais, tentando se conectar com o público nordestino.

gilson machado - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
O ex-ministro Gilson Machado ao lado de Bolsonaro
Imagem: Reprodução/Twitter

Notícias