Vídeo mostra explosões maciças em povoado libanês fronteiriço com Israel
Explosões maciças destruíram diversos edifícios em Meis al Jabal, um povoado do sul do Líbano fronteiriço com Israel, mostraram imagens aéreas publicadas em redes sociais e verificadas pela AFP nesta segunda-feira (4).
Um funcionário local indicou que o Exército israelense destruiu centenas de casas nessa localidade desde o ano passado.
Nas imagens, veem-se espessas colunas de fumaça chegando ao céu, o que demonstra a intensidade das explosões.
Israel lançou uma operação terrestre no sul do Líbano no final de setembro, com o objetivo declarado de neutralizar o movimento islamista libanês Hezbollah, aliado do Irã e do grupo islamista palestino Hamas na Faixa de Gaza.
O Estado israelense também afirma que quer permitir o retorno de 60.000 habitantes do norte de seu território, deslocados pelos incessantes disparos de foguetes do movimento libanês desde que começou a guerra de Gaza em outubro de 2023.
O Hezbollah, por sua vez, acusa o Exército israelense de querer criar uma "terra de ninguém" na fronteira.
Desde o início da operação no Líbano, o Exército israelense tirou múltiplas imagens aéreas na quais são vistas cenas similares em vários povoados fronteiriços.
O vídeo de Meis al Jabal mostra enormes explosões perto de um hospital que, segundo o prefeito Abdel Moneem Shukair, foi evacuado.
Quase "70% de Meis al Jabal está destruído", afirmou à AFP, em referência a essa cidadezinha de cerca de 1.200 casas.
"O objetivo do inimigo israelense é a destruição sistemática" do povoado, assegurou o prefeito.
A localidade foi abandonada por seus habitantes, mas quatro pessoas de entre 85 e 90 anos seguiam presas ali à espera de serem resgatadas pela Cruz Vermelha e pelo Exército libanês, disse.
Nesta segunda, o primeiro-ministro libanês, Nayib Mikati, denunciou "os crimes de assassinato e destruição" israelenses.
nch-jos/at/cab/sag/mb/dd/yr
© Agence France-Presse