Ativistas protestam em Belgrado contra desastre em estação de trem
BELGRADO (Reuters) - Centenas de ativistas da oposição protestaram em Belgrado neste domingo contra um acidente fatal em uma estação de trem no norte da Sérvia, causado por, segundo eles, negligência e corrupção das autoridades.
O desastre na sexta-feira na cidade de Novi Sad, cerca de 70 km a noroeste de Belgrado, aconteceu quando o telhado ao longo da entrada da estação desabou repentinamente, matando 14 pessoas e ferindo gravemente três.
Manifestantes carregavam faixas dizendo “O sangue está nas suas mãos” e “A corrupção mata”, enquanto gritavam “Prendam (o presidente Aleksandar) Vucic” e andavam ao redor dos prédios do governo no centro da capital sérvia.
Políticos da oposição, ativistas e grupos de direitos humanos da Sérvia acusam as autoridades leais a Vucic e seu Partido Progressista Sérvio de corrupção desenfreada, ligações com o crime organizado, nepotismo e burocracia excessiva.
Vucic e seus aliados negam as acusações.
O primeiro-ministro da Sérvia, Milos Vucevic, disse no domingo que as autoridades estavam investigando quem é responsável pelo desastre.
A estação em Novi Sad foi reformada em 2021 e 2022. Outras obras menores continuaram até julho deste ano.
(Reportagem de Aleksandar Vasovic)