Travessia em 2 minutos: em que pé está o túnel submerso Santos-Guarujá?
O leilão para a construção do primeiro túnel submerso da América Latina está previsto para o segundo semestre de 2025. Nesta semana, o governo de São Paulo avançou no encaminhamento da parceria público-privada (PPP) responsável pelo projeto que ligará Santos ao Guarujá, no litoral paulista.
Com custo estimado de R$ 6 bilhões, o túnel é fruto de um acordo entre o presidente Lula (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Como vai ser o túnel
Túnel terá 21 m de profundidade, 6 pistas (3 em cada sentido) e 860 m de extensão. Uma delas pode ser convertida para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A ligação será entre o cais de Outeirinhos, no bairro do Macuco, em Santos, e o Linhão da Codesp, no bairro de Vicente de Carvalho, no Guarujá, e terá 3 km considerando todos os acessos.
Travessia entre Santos e Guarujá poderá ser feita em menos de cinco minutos. O trajeto hoje é feito pela rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP-055), com 43 km de extensão, e pelas balsas das Travessias Litorâneas da Dersa.
Tempo da travessia deve cair de 18 minutos (+ 15 minutos de espera) para cerca de 2 minutos. A projeção é da Autoridade Portuária de Santos. A travessia via estrada dura 60 minutos. Mais de 21 mil veículos, 7.700 mil ciclistas e 7.600 pedestres cruzam diariamente as duas margens em barcos e balsas, segundo o governo de SP. O objetivo principal da obra é melhorar o fluxo de carros, pedestres e cargas entre as duas cidades do litoral.
O que aconteceu
Governo de SP sancionou na semana passada o projeto de lei que autoriza a contratação de PPP. A medida, trata da construção, operação e manutenção do túnel, foi aprovada pelo plenário da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) no dia 9 de outubro.
Foi prevista a criação de uma "superquadra" para reduzir o impacto na população do entorno durante as obras. A proposta do novo traçado foi apresentada na segunda-feira (28) de um espaço equivalente a quatro campos de futebol na região do Macuco, em Santos. A Autoridade Portuária de Santos prevê a realocação de 700 famílias.
No Guarujá, a saída do túnel será desviada de uma área em processo de reurbanização. Com isso, ganhará uma extensão de 1,5 km até a rodovia Cônego Domênico Rangoni para a circulação de carros, motos, caminhões e ônibus. A estrutura também contará com uma ciclofaixa e espaço para pedestres.
Governo prevê construção do túnel deve gerar 9 mil empregos diretos e indiretos. Ao todo, 86% do investimento será dividido entre o Ministério de Portos e Aeroportos e o governo de SP. O restante do valor será custeado pela iniciativa privada.
Túnel permitirá a integração com o futuro Aeroporto Regional do Guarujá. De acordo com a Autoridade Portuária de Santos, a obra não interfere no planejamento de aprofundamento do Canal do Porto de Santos.
Inauguração do túnel é planejada para 2028, já a licitação e o início das obras estão previstos entre 2024 e 2025.