Milhares sem luz, F1 adiada, shopping alagado: chuva causa estrago em SP
A chuva que atingiu São Paulo na tarde deste sábado (2) causou estragos na cidade. Moradores registraram vídeos das ruas completamente alagadas. Mais de 70 mil endereços ficaram sem luz na Grande São Paulo. A energia de quase todos os afetados pela chuva foi normalizada neste domingo, afirmou a Enel, sem precisar um número de atingidos.
O que aconteceu
Forte chuva atingiu São Paulo nesta tarde. A capital paulista entrou em estado de atenção para chuvas intensas. Além do Sudeste, regiões Centro-Oeste, Norte e Sul do país entraram no alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Moradores da zona leste registram vídeos de ruas alagadas nos bairros de Itaquera e Cidade Líder. Nas imagens, há cruzamentos de vias alagadas, além de forte correnteza nas ruas.
Na zona sul também teve registro de fortes chuvas. O bairro Jardim Ângela, por exemplo, marcou 67,6 mm de chuva em poucas horas, enquanto em Interlagos o acumulado foi de 55 mm, de acordo com o Climatempo.
Bombeiros receberam 21 chamados para queda de árvore na cidade.
Há registro de comerciantes no Shopping VillaLobos retirando água das lojas com rodo. Clientes que estavam no local gravaram vídeos mostrando goteiras dentro do estabelecimento. Segundo andar, térreo e estacionamento do shopping, que fica na zona oeste, estariam alagados.
Em nota, shopping informou que medidas para controle da situação foram tomadas. "O empreendimento permanece aberto e com seu funcionamento normalizado", disseram ao UOL.
70 mil endereços de São Paulo ficaram sem luz, segundo informativo da Enel, concessionária responsável. Número corresponde a 0,85% das 8,3 milhões de unidades consumidoras atendidas. Em nota enviada ao UOL nesta manhã, a empresa informou que "praticamente todos os clientes" tiveram a luz restabelecida. "As equipes da companhia seguem trabalhando para atender alguns casos de falta de luz", disse.
Chuva também adiou para domingo a classificação do GP de São Paulo, em Interlagos, na zona sul. A organização optou pelo adiamento definitivo quase 2h depois do agendamento inicial.
Prefeito Ricardo Nunes (MDB) publicou story, no Instagram, sobre as chuvas. "Fim do estado de atenção. Chuvas perderam força. Só temos chuva fraca nesse momento", escreveu.