Firjan: novo ciclo alta de juros pode comprometer ainda mais o cenário para os próximos meses
A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) avalia que o novo ciclo de alta de juros pode comprometer "ainda mais" o cenário da atividade para os próximos meses, principalmente para setores estratégicos que dependem mais das condições de crédito.
O resultado da produção industrial de agosto, praticamente estável (+0,1% na margem), indicou a dificuldade da indústria em manter um crescimento sustentado, de acordo com a federação.
A Firjan reiterou que é imprescindível dissipar as incertezas no âmbito fiscal, que, frisou, têm representado o principal obstáculo para uma redução sustentável dos juros.
"A falta de convicção na contenção dos gastos públicos e a mudança de orientação da política fiscal, que agora visa apenas atingir o limite mínimo da meta, lançam dúvidas sobre o compromisso com a sustentabilidade da dívida pública", disse o economista-chefe da Firjan, Jonathas Goulart, na nota.
Segundo ele, a busca pelo reequilíbrio da relação dívida/PIB a longo prazo permitirá a redução dos prêmios de risco, abrindo espaço para juros menores e contribuindo para a retomada sustentável da indústria nacional.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.