CIA expande recrutamento online de informantes para China, Irã e Coreia do Norte
Por Jonathan Landay
WASHINGTON (Reuters) - A agência norte-americana CIA lançou na quarta-feira um novo esforço para recrutar informantes na China, Irã e Coreia do Norte, somando-se ao que diz ter sido um esforço bem-sucedido para alistar russos.
A principal agência de espionagem dos EUA publicou instruções em mandarim, farsi e coreano em suas contas no X, Facebook, Instagram, Telegram, LinkedIn e na Dark Web sobre como entrar em contato com ela de forma segura, disse um porta-voz da CIA em um comunicado.
"Nossos esforços nessa frente foram bem-sucedidos na Rússia e queremos garantir que indivíduos em outros regimes autoritários saibam que estamos abertos para negócios", afirmou o porta-voz, acrescentando que a CIA estava se adaptando ao aumento da repressão estatal e da vigilância global.
Um vídeo em mandarim postado no Youtube com apenas instruções escritas aconselhava as pessoas a entrarem em contato com a CIA por meio de seu site oficial usando redes privadas virtuais (VPNs) criptografadas confiáveis ou a rede TOR.
"Sua segurança e bem-estar são nossa principal consideração", dizia o vídeo.
Solicitava nomes de indivíduos, localizações e detalhes de contato não associados às suas identidades reais, juntamente com informações que poderiam ser de interesse da CIA, alertando que as respostas não eram garantidas e poderiam levar tempo.
A busca da CIA por informações de inteligência cresceu à medida que a China expandiu a cooperação com a Rússia e o Irã e flexionou sua força militar regional.
Rússia, China, Irã e Coreia do Norte são conhecidos na comunidade de inteligência dos EUA como "alvos difíceis" - países cujos governos são difíceis de penetrar.
As embaixadas da Rússia e da China em Washington e a missão do Irã na ONU não responderam imediatamente a pedidos de comentários.
A CIA começou a recrutar russos em 2022, publicando textos em russo em suas contas de mídia social sobre como entrar em contato com a agência de forma segura, seguidos de vídeos em 2023.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.