Vendas de veículos novos nos EUA caem no 3º tri
Por Nathan Gomes
(Reuters) - As principais montadoras dos Estados Unidos relataram uma queda nas vendas do terceiro trimestre nesta terça-feira, prejudicadas por menos dias de vendas e gastos mais fracos dos consumidores.
As montadoras norte-americanas têm dependido de crossovers e caminhonetes há anos para impulsionar a maior parte de suas vendas, mas esse crescimento está começando a diminuir à medida que os clientes trabalham com orçamentos mais apertados devido às incertezas econômicas.
A General Motors relatou uma queda de 2,2% nas vendas trimestrais, com a demanda enfraquecendo por algumas de suas picapes grandes, como a Silverado, a mais vendida da montadora.
A Ford deve divulgar na quarta-feira um crescimento de vendas mais fraco para o terceiro trimestre, de acordo com dados da Cox Automotive.
Enquanto isso, a Toyota divulgou queda de 8% nas vendas.
Os especialistas do setor esperavam que as montadoras se recuperassem com vendas mais fortes no terceiro trimestre, mas os descontos oferecidos não foram suficientes para revigorar a demanda.
"Os consumidores continuam a ser pressionados pelas altas taxas de juros e pela lenta redução dos preços dos veículos", disse Chris Hopson, analista principal da S&P Global Mobility.
A Stellantis, controladora da Chrysler, cortou na segunda-feira previsão de lucro para 2024 e alertou que gastará mais dinheiro do que o esperado devido à fraca demanda global e à concorrência de rivais chineses que oferecem carros mais baratos.
Os compradores agora estão optando por modelos mais acessíveis, como picapes compactas e SUVs, como a Maverick, da Ford, e o Trax, da GM
Utilitários subcompactos e carros compactos são dois dos segmentos de veículos com maiores vendas unitárias atualmente, ajudados por preços menores, disse Charlie Chesbrough, economista sênior da Cox Automotive.
A Hyundai teve aumento de 5% nas vendas trimestrais, auxiliada pelas vendas de variantes híbridas de crossovers, como o Tucson e o Santa Fe. A empresa irmã, Kia, teve queda de quase 7% nas vendas do trimestre.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.