Parlamento confirma Shigeru Ishiba como novo premiê do Japão
TÓQUIO, 1 OUT (ANSA) - O político Shigeru Ishiba tornou-se oficialmente nesta terça-feira (1º) o novo primeiro-ministro do Japão, após aprovação do Parlamento, e anunciou a formação de seu governo.
A votação no Parlamento, onde a coligação governista tem maioria, foi apenas uma formalidade depois da eleição de Ishiba, ocorrida na sexta-feira passada, como líder do Partido Liberal Democrata (PLD), de direita conservadora, que comanda o país de maneira quase ininterrupta desde 1955.
Ishiba, 67 anos, obteve 143 votos a favor dos 242 no Senado e 291 dos 461 votos na Câmara baixa do Parlamento. O Partido Liberal Democrático tem maioria em ambas as câmaras. Seu novo gabinete de 20 ministros inclui uma mistura de rivais e aliados e apenas duas mulheres, menos da metade da administração anterior.
O político veterano e antigo ministro da Defesa e da Agricultura, apresentará ainda nesta sexta-feira a sua agenda política. A expectativa é de que, após a dissolução da Câmara Baixa, a campanha eleitoral terá início oficialmente no dia 15 de outubro tendo em vista as eleições gerais que se realizarão no dia 27 do mesmo mês.
Após a posse, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, parabenizou Ishiba "pela sua nomeação como premiê japonês" e disse estar certa de que "a Itália e o Japão continuarão a trabalhar juntos nos principais temas da agenda internacional e no fortalecimento das relações bilaterais estratégicas, no interesse das nossas nações e dos nossos povos". "Os meus mais sinceros votos de bom trabalho", escreveu ela no X. (ANSA).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.