UE enviará 160 milhões de euros em ativos russos congelados para Ucrânia
Por Julia Payne
BRUXELAS (Reuters) - A soma de 160 milhões de euros provenientes dos recursos dos ativos russos congelados será alocada para atender às necessidades humanitárias urgentes da Ucrânia neste inverno, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta quinta-feira.
A Rússia derrubou cerca de 9 gigawatts (GW) da infraestrutura de energia da Ucrânia, o que Von der Leyen disse ser o "equivalente de energia dos três Estados bálticos".
Além da injeção de dinheiro, a UE ajudará com reparos e exportações adicionais. A Agência Internacional de Energia disse na quinta-feira que a Ucrânia poderia enfrentar um déficit de 6 GW neste inverno, à medida que o pico de demanda de eletricidade aumenta.
Uma usina de combustível está sendo desmontada na Lituânia e será reconstruída na Ucrânia, onde 80% das usinas térmicas do país foram destruídas. Um terço da energia hidrelétrica da Ucrânia também não está funcionando.
"Nosso objetivo é restaurar 2,5 GW de capacidade, o que representa 15% das necessidades da Ucrânia", disse Von der Leyen, referindo-se aos reparos.
Além disso, a UE aumentará as exportações para fornecer 2 GW de eletricidade à Ucrânia, disse ela.
(Reportagem de Julia Payne)
((Tradução Redação São Paulo))
REUTERS ES
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.