Banco Mundial aumenta financiamento climático em 10%
O Banco Mundial anunciou, nesta quinta-feira (19), que forneceu um financiamento recorde de 42,6 bilhões de dólares (230,8 bilhões de reais) para enfrentar a mudança climática no ano financeiro de 2024, um aumento de 10% em relação ao ano anterior.
A organização multilateral buscou aumentar o seu compromisso de financiamento climático sob a nova presidência de Ajay Banga, que assumiu o cargo em 2023 com o compromisso de reformá-la.
Em dezembro, o Banco se comprometeu a aumentar a proporção do seu financiamento total atribuído à adaptação à mudança climática de 35% para 45% a partir do ano fiscal de 2025, que começou em julho.
Este ano fiscal chegou perto da meta. Segundo anunciou em comunicado na quarta-feira, cerca de 44% do financiamento total do Grupo Banco Mundial, de 97 bilhões de dólares (525 bilhões de reais), teve um componente climático.
Este número inclui empréstimos e outros instrumentos financeiros, como subsídios e garantias, disse à AFP por e-mail um funcionário do organismo criado há 80 anos em Washington.
Esse financiamento ajudou a "apoiar os esforços para acabar com a pobreza", "energias mais limpas, comunidades mais resilientes e economias mais fortes", observou. "Mas há mais a fazer", acrescentou.
da/dw/dg/nn/aa/yr
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.