Xongani: 'Nunca captamos grana em banco por falta de possibilidade'
Colocar no mercado produtos com referências da cultura negra, inspirados em padrões de design de países africanos exige mais do que a habilidade de vender. É o que diz a comunicadora e uma das fundadoras do Ateliê Xongani, Ana Paula Xongani, no Divã de CNPJ.
Empreender com esse recorte da cultura negra é um processo de educação. A gente está empreendendo, mas estamos contando para o Brasil que existe racismo estrutural. Contamos para o Brasil que giramos a economia, falando para as pessoas negras que elas têm poder de compra. Não é 'só vender'Ana Paula Xongani, empresária e comunicadora
A sobrevivência de negócios como o Atleliê Xongani ganha equilíbrio no mercado com a força da comunicação nas redes sociais, que é capaz de construir uma comunidade forte e engajada, ultrapassando esse processo de "ensinar" que aquele tipo de empreendimento tem público e relevância.
É a nossa comunidade que salva o negócio. É ter os seguidores do Ateliê Xongani e da Ana Paula Xongani que salvam esses negócios, por vários motivos. Para venda direta, no varejo, e também no acesso aos bancos.Ana Paula Xongani, empresária e comunicadora
Para quem não conta com recursos próprios ou da família para colocar na rua suas ideias de negócios, procurar um empréstimo bancário é uma das soluções. Mas para Ana Ana Paula e muitos empreendedores negros é mais uma porta fechada.
Nunca captamos grana em banco porque nunca conseguimos. Não era uma falta de desejo, era uma falta de possibilidadeAna Paula Xongani, empresária e comunicadora
O interesse pela comunidade que o Ateliê construiu chamou a atenção de algumas instituições que pretendiam vincular a sua imagem aos valores dos negócios Xongani. A partir disso, o Ateliê teve acesso a produtos financeiros.
Os bancos começaram a se interessar pela comunicação do Ateliê Xongani, de dizer que era parceira do Ateliê. Aí conseguimos algumas coisas, algumas facilitaçõesAna Paula Xongani, empresária e comunicadora
Assista o Divã de CNPJ do Canal UOL:
O videocast é exibido toda segunda-feira, às 18h30, no Canal UOL e no Youtube do UOL. A versão em áudio do programa também fica disponível nas plataformas de podcast. Confira a empreendedora e comunicadora Ana Paula Xongani:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.