Marrocos evita tentativa de migração em massa para enclave espanhol de Ceuta
Por Ahmed Eljechtimi
RABAT (Reuters) - Autoridades marroquinas preveniram neste domingo que dezenas de imigrantes ultrapassassem uma cerca na fronteira para chegar ao enclave espanhol de Ceuta, após a ação ter sido organizada por rede social.
Os dois enclaves espanhóis na costa mediterrânea marroquina, Ceuta e Melilla, compartilham as únicas fronteiras por terra entre a União Europeia e a África. Os enclaves esporaridcamente lidam com ondas de tentativas de invasão de imigrantes tentando chegar à Europa.
Na mais recente tentativa, dezenas de imigrantes se reuniram no topo da montanha Fnideq no domingo e começaram a atirar pedras nas forças de segurança marroquinas, como mostra o vídeo de um site local de notícias. A polícia os impediu de chegar até a cerca de Ceuta.
As autoridades marroquinas disseram que prenderam pelo mneos 60 pessoas na última semana por usar redes sociais para incitar imigrantes a tentar um cruzamento em massa.
Desde sexta-feira foram reforçadas as forças de segurança marroquinas em Fnideq.
"É o maior contigente de segurança já registrado em Fnideq, com as autoridades agindo preventivamente, com a criação de inúmeros pontos de checagem nas estradas do norte do Marrocos", disse Mohammed Ben Aissa, ativista local de direitos humanos.
(Reportagem de Ahmed Eljechtimi)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.