'Fascismo foi cúmplice da ferocidade nazista', diz Mattarella
ROMA, 14 SET (ANSA) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou neste sábado (14), em um evento sobre a Resistência Italiana na Segunda Guerra Mundial, que o fascismo foi cúmplice da ferocidade nazista.
A declaração foi dada em uma cerimônia que marca o 80º aniversário da Zona Franca de Carnia e Alto Friuli.
"O fascismo, com o regime da República Social Italiana, foi cúmplice da ferocidade nazista", disse ele, enfatizando que "a Itália orgulha-se do caminho alcançado nestes quase 80 anos desde a Libertação".
Segundo Mattarella, hoje "a história e a memória encontram-se" e "com as contradições e o sofrimento que acompanham os acontecimentos da guerra".
"A República, aqui, em Friuli, reconhece nestas populações, em Carnia, as raízes da nossa Constituição, que alimentam a nossa vida democrática", acrescentou.
Mattarella foi recebido pelo governador de Friuli-Venezia Giulia, Massimiliano Fedriga, pelo prefeito de Ampezzo, Michele Benedetti, e pela guarda de honra da Brigada Alpina Julia, oitavo regimento Alpino, além de ser acompanhado por uma multidão que o aplaudiu.
Entre as 20 zonas partidárias livres que foram criadas no verão de 1944 no norte da Itália, a República de Carnia e Alto Friuli era a maior em tamanho: aproximadamente 2 mil quilômetros quadrados entre as montanhas de Údine, a área do Alto Pordenone e o centro de Cadore. (ANSA).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.