Barreira de fogo se forma durante incêndio em área do Parque Indígena Xingu
Uma grande barreira de fogo foi formada durante incêndio que atinge terras indígenas localizadas entre as cidades de Peixoto de Azevedo, Querência e São Jose do Xingu, em Mato Grosso.
O que aconteceu
Vídeo divulgado nas redes sociais mostra a barreira de fogo entre as terras indígenas do Capoto Jarina e Parque Indígena Xingu. Os focos das chamas têm sido registrados nessas localidades desde 17 de agosto e se alastraram com um "paredão" de fogo e de fumaça na quinta-feira (12).
As imagens da barreira de fogo foram feitas às margens do rio Xingu durante a ação de brigadistas na região. Até o momento, as chamas já consumiram cerca de 30 km das Terras Indígenas, conforme dados da Prefeitura de São José do Xingu.
Mato Grosso possui 86 terras indígenas. Desse total, pelo menos 41 terras já foram atingidas pelas chamas das últimas semanas, conforme a Fepoimt (Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso). No mês passado, um brigadista morreu enquanto combatia incêndio em uma terra indígena localizada em São José do Xingu.
Defesa Civil atua para conter focos de incêndio no estado. Conforme dados do governo de Mato Grosso, o estado contém cerca de 48 incêndios ativos. Foram acionados mais de mil militares para atuarem no combate às chamas.
Mato Grosso lidera ranking de queimada no Brasil em 2024, segundo o Inpe. Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, nos primeiros oito meses do ano, o estado já teve cerca de 2,3 milhões de hectares consumidos pelo fogo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.