Primeiro-ministro chinês chega à Arábia Saudita para reunião de 'alto nível'
O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, chegou nesta terça-feira (10) a Riade, capital da Arábia Saudita, na primeira etapa de uma viagem que o levará aos Emirados Árabes Unidos, informou a agência de notícias estatal do reino.
Li "chegou a Riade para participar da quarta reunião do comitê conjunto sino-saudita de alto nível", informou a agência de notícias oficial saudita SPA.
Após Riade, o premiê viajará para os Emirados Árabes Unidos. O Ministério das Relações Exteriores da China indicou que a viagem ao Oriente Médio será concluída na sexta-feira.
A Arábia Saudita, um aliado histórico dos Estados Unidos, vem tentando estreitar laços com Rússia e China.
A China representa quase um quarto das exportações de petróleo do reino saudita, o maior exportador desta commodity do mundo.
A visita do premiê chinês visa "melhorar a cooperação e o intercâmbio comercial" entre Pequim e os países do Golfo, declarou à AFP o analista Mohamed bin Saleh al-Harbi.
A China facilitou no ano passado uma aproximação diplomática entre Arábia Saudita e Irã, duas potências regionais.
O gigante asiático também se posicionou de uma forma mais neutra no conflito israelense-palestino do que seu rival Estados Unidos. Pequim defende uma solução de dois Estados e mantém, ao mesmo tempo, bons laços com Israel.
A China também aposta no Oriente Médio como parte das Novas Rotas da Seda, um megaprojeto de infraestrutura lançado na última década pelo presidente Xi Jinping.
ht/sar/jsa/srm/sag/atm/jb/ic
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.