Irã nega transferência de armas para Rússia e chama reportagens de "propaganda"
DUBAI (Reuters) - Reportagens destacando a transferência de armas iranianas para a Rússia não passam de “propaganda repulsiva” para esconder o apoio militar ocidental a Israel, disse o Ministério das Relações Exteriores do Irã nesta terça-feira, após potências ocidentais prometerem novas sanções contra Teerã.
"A publicação de reportagens falsas e enganosas sobre a transferência de armas iranianas para alguns países é simplesmente propaganda repulsiva criada para esconder o grande e ilegal apoio militar dos Estados Unidos e de alguns países ocidentais para o genocídio em Gaza”, disse o porta-voz do ministério, Nasser Kanaani, em uma postagem no X, sem mencionar as novas sanções.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse na terça-feira que a Rússia recebeu mísseis balísticos do Irã e que deve utilizá-los contra a Ucrânia em algumas semanas, alertando que a cooperação entre Moscou e Teerã ameaça a segurança da Europa.
Além dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e França disseram que vão aplicar novas sanções contra o Irã, incluindo medidas contra a companhia aérea do país, a Iran Air. Os três países da Europa também anunciaram o cancelamento de acordos de serviços aéreos bilaterais com Teerã.
"Esta ação dos três países europeus é a continuação da política hostil do ocidente e de terrorismo econômico contra o povo iraniano, e vai receber uma resposta proporcional do Irã”, disse Kanaani em um comunicado publicado pelo Telegram do ministério.
(Reportagem da redação de Dubai)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.