Bolsas da Ásia fecham em queda, após dados amplificarem ajuste à liquidação pós-payroll em NY
Por André Marinho
São Paulo, 09/09/2024 - As bolsas da Ásia fecharam queda hoje, após dados no Japão e na China terem amplificado o ajuste às fortes perdas de Wall Street na sexta-feira, na esteira do relatório de empregos payroll dos Estados Unidos.
A criação de postos de trabalho na maior economia do planeta acelerou em agosto, mas ficou aquém das projeções e foi acompanhada de revisões negativas dos meses anteriores. Os mercados, então, consolidaram a aposta de que o Federal Reserve (Fed) abrirá o ciclo de alívio monetário com um corte mais tímido de 25 pontos-base nos juros.
"Os dados de emprego dos EUA revelados ao longo da semana foram fracos, mas talvez não fracos o suficiente para inclinar as expectativas pelo Fed para um direcionamento claro", resumiu a analista Ipek Ozkardeskaya, do Swissquote Bank.
O dilema induziu uma pesada liquidação de ações globalmente, que se estendeu às praças asiáticas neste começo de semana. Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou o pregão em baixa de 0,48%, a 36.215,75 pontos. Os papéis de empresas do setor de chips semicondutores expandiram a desvalorização recente, entre eles Lasertec (-4,80%) e Tokyo Electron (-2,27%).
O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão teve crescimento anualizado de 2,9% no segundo trimestre, menos do que havia sido informado originalmente, conforme a segunda leitura do dado divulgada durante a sessão.
Na China, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) ganhou força em agosto, mas ficou abaixo das estimativas do mercado. Para a Pantheon Macroeconomics, o indicador é mais um reflexo da demanda enfraquecida no país asiático, que enfrenta uma crise no segmento imobiliário.
Neste ambiente, o índice Xangai Composto caiu 1,06%, a 2.736,49 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto cedeu 0,59%, a 1.496,23 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng cedeu 1,42%, a 17.196,96 pontos.
Na Coreia do Sul, o Kospi recuou 0,33% em Seul, a 2.535,93 pontos, no quinto dia consecutivo de retração. Samsung Electronics se desvalorizou 2,03% e esteve entre os destaques negativos por lá.
Em Taiwan, o Taiex baixou 1,36%, a 21.144,44 pontos. Na Oceania, o S&P/ASX 200, de Sydney, caiu 0,32%, a 7.988,10 pontos.
Contato: andre.marinho@estadao.com
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.