Peugeot 208 aposenta motor na linha 2025; confira as versões e o que mudou
Após lançar a nova geração do SUV compacto 2008 no início do mês passado, agora com fabricação na Argentina, a Peugeot começa a comercializar, nos próximos dias, o 208 atualizado - que já foi revelado no país vizinho.
Também produzido na Argentina, sobre a mesma plataforma CMP, o hatch recebe atualizações visuais já incorporadas pelo 2008 e um novo arranjo de versões - que inclui a despedida da variante 100% elétrica, que sai de linha em nosso mercado. Os preços sugeridos ainda serão divulgados.
A marca francesa não informa se, a exemplo do 2008, haverá preços especiais válidos exclusivamente durante as primeiras semanas após o respectivo lançamento. Hoje, o 208 é comercializado em configurações a partir de R$ 91.990, chegando a R$ 116.490.
Vale destacar que, apesar da retirada de linha do 208 elétrico, a reestilização do E-2008, opção a baterias do SUV, está confirmada para o Brasil e também terá preço divulgado em breve.
Principais novidades do Peugeot 208
As principais novidades da linha 2025 do Peugeot 208 estão concentradas no visual externo, que passa a ser alinhado com o design do modelo comercializado na Europa. Isso inclui o novo logotipo da montadora, que no Brasil acaba de estrear no 2008 e já está presente no site oficial e nos materiais de divulgação da empresa em nosso mercado.
Agora, o emblema da Peugeot traz um brasão com fundo preto. O nome da marca francesa passa a ser posicionado no topo da peça, na cor branca - o tradicional leão agora é exibido de perfil, na mesma tonalidade.
Até então, o emblema da fabricante exibia o felino cromado, de corpo inteiro, sem a inscrição Peugeot.
Na dianteira, o novo 208 recebe modificações nos faróis, na grade e no para-choque. As luzes de condução diurna, formadas por três filetes de LEDs alusivos às garras do leão foram deslocados dos faróis para as extremidades inferiores dos para-choques, como no 2008. Esses filetes são inseridos em um nicho com acabamento preto brilhante.
Na traseira, as lanternas mantêm a iluminação por LEDs, mas trazem um novo arranjo de luzes internas, no qual as três ?garras" saem da posição vertical e agora são exibidas na horizontal.
Além disso, a palavra Peugeot na barra entre as lanternas traz nova logotipia, com letras maiores e acabamento escurecido, substituindo a aparência cromada anterior.
Na parte externa, as rodas de 17 polegadas da versão de topo receberam novo desenho, além de acabamento diamantado e detalhes escurecidos.
Adeus, motor 1.6
A linha 2025 do Peugeot 208 aposenta a motorização 1.6 aspirada, que já desapareceu do site da montadora.
Agora, o hatch só traz o propulsor 1.0 de três cilindros de origem Fiat, nas configurações aspirada e turbo - esta última foi incorporada ao 208 em setembro do ano passado.
As versões de entrada mantêm sob o capô a unidade 1.0 aspirada flex, capaz de render 75 cv e 10,7 kgfm, sempre acompanhada da transmissão manual de cinco marchas; as mais caras vêm com o propulsor 1.0 turbo T200 bicombustível, também com três cilindros, que rende 130 cv e 20,4 kgfm - essa motorização continua acoplada ao câmbio CVT com sete velocidades simuladas.
Por dentro, a principal novidade é o novo grafismo do painel de instrumentos digital 3D da configuração mais completa, idêntico ao adotado pelo novo 2008.
Em relação às versões, o 208 segue quase o mesmo arranjo adotado pelo 2008. A opção de entrada Like dá lugar à Active, enquanto a variante Style passa a ser oferecida somente com motor aspirado. O 208 Active traz aparência menos básica do que o Like: as maçanetas agora são pintadas na mesma cor da carroceria e os retrovisores externos exibem capas com acabamento preto brilhante.
Por outro lado, no topo da gama, sai de linha a configuração Griffe, que dá lugar à GT, equipada com propulsor 1.0 turbo e que traz visual esportivo. A versão Roadtrip, que vinha equipada com o motor 1.6 aspirado, também sai de cena - ao menos, por ora.
Basicamente, agora o hatch traz duas opções aspiradas (Actve e Style) e duas turbinadas (Allure e GT).
Confira o conteúdo principal de cada versão:
Peugeot 208 Active 1.0 MT
Principais itens de série: retrovisores externos com acabamento preto brilhante, maçanetas na mesma cor da carroceria, lanternas traseiras de LED, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, uma entrada USB e quatro airbags.
Pacote opcional Pack Tech agrega entrada USB-C com sincronização de dados, ar-condicionado digital, central multimídia de 10,3 polegadas, luzes de condução diurna com três filetes e volante multifuncional.
Peugeot 208 Style 1.0 MT
Principais itens de série: em relação à versão Active, agrega faróis full-LED 3D, luzes de condução diurna com três filetes, rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento escurecido, teto fixo panorâmico, logotipo Style nas colunas traseiras, tampa do porta-malas com aerofólio na cor preta brilhante, bancos personalizados, carregador de celular por indução e acabamentos internos e externos escurecidos.
Peugeot 208 Allure 1.0 Turbo CVT
Principais itens de série: em relação à versão Style , traz rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento prata e agrega painel de instrumentos digital com efeito 2D. Teto panorâmico e recarga de celular sem fio não vêm de série e são oferecidos em pacote opcional.
Pacote opcional Advance acrescenta teto panorâmico, volante e bancos de couro, chave presencial, partida do motor por botão e carregamento de celular por indução.
Peugeot 208 GT 1.0 Turbo CVT
Principais itens de série: em relação à versão Allure, agrega novas rodas diamantadas de 17 polegadas, bancos exclusivos com costura verde, detalhes de couro e apoio de braço, volante de couro com logotipo GT, grade dianteira com filetes na mesma cor da carroceria, painel digital com efeito 3D, seis airbags, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, reconhecimento de placas com limite de velocidade, detector de fadiga, comutação automática do farol alto, assistente de manutenção de faixa e sensor de chuva.
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