Topo
Notícias

Nikolas diz que direita apoia candidato de Lira com anistia a presos do 8/1

Deputado quer que réus por tentativa de golpe de Estado sejam perdoados - Reprodução/Youtube/Silas Malafaia/07.set.2024
Deputado quer que réus por tentativa de golpe de Estado sejam perdoados Imagem: Reprodução/Youtube/Silas Malafaia/07.set.2024
do UOL

Do UOL, em Brasília

07/09/2024 18h07

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou que, se o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quer os votos da direita para o candidato à sua sucessão no cargo, deve pautar, "ainda este ano", a anistia a militantes bolsonaristas condenados no 8 de Janeiro.

O que aconteceu

As declarações do parlamentar foram feitas na tarde de hoje (7) no protesto contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), principalmente Alexandre de Moraes na avenida Paulista. Ele estava no carro de som com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), e o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB).

Ferreira afirmou de cima do caminhão de som: "Se o presidente Lira deseja os votos da direita para seu candidato à Presidência da Câmara, que paute ainda este ano a anistia para os presos políticos".

O parlamentar chegou a chamar os militantes condenados de "baderneiros". Entre os crimes pelos quais eles foram condenados, está o de dano a patrimônio público, tentativa de golpe de Estado, abolição do Estado Democrático, associação criminosa armada e incitação ao crime.

Ferreira defendeu que os militantes fossem anistiados pelos crimes cometidos de forma semelhante às condenações arquivadas do presidente Lula (PT).

Se um bandido é descondenado [sic] e assume a Presidência da República e tem sua liberdade, quanto mais baderneiros também merecem ter a sua liberdade.
Nicolas Ferreira, deputado federal

O principal candidato apoiado por Arthur Lira atualmente na corrida pela Presidência da Câmara é Hugo Motta (Republicanos-PB).

Ferreira também defendeu anistia a outros militantes bolsonaristas: o ex-deputado do RJ Daniel Silveira, preso e condenado, e o ex-assessor do governo de Bolsonaro Filipe Martins, investigado.

No seu discurso, o parlamentar também disse que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é covarde por não pautar os pedidos de impeachment do ministro Alexandre de Moraes. "Paute o impeachement do Alexandre de Moraes, seu covarde. Será a primeira vez que nós vamos 'impitimar' [sic, "cassar"] um ministro da Suprema Corte, e começaremos com Alexandre de Moraes."

Ferreira ainda elogiou o empresário bilionário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), derrubada porque descumpriu ordens judiciais, e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Notícias