Brasil faz exercício militar com tropas da China pela 1ª vez em Goiás
As Forças Armadas do Brasil realizam exercício militar com tropas da China, Estados Unidos e outros países. Segundo a Marinha, a Operação Formosa é realizada em Goiás e pela primeira vez conta com a participação chinesa. A ação, que mobiliza 3 mil militares e segue até o dia 17.
O que aconteceu
Operação Formosa é um exercício militar realizado anualmente pelas Forças Armadas brasileiras. Ela leva o nome por ser realizada na cidade de Formosa (cerca de 280 km de Goiânia), em Goiás. A operação começou no dia 4 e segue até 17 de setembro.
Esta é a primeira vez que a China participa com tropa constituída. No ano passado, EUA participaram da operação com tropas constituídas, e a China apenas como observadora. Segundo a Marinha, é a primeira vez que há participação de "parcelas de tropa constituída de ambas as nações amigas".
Convidar nações amigas para participar dos exercícios militar é comum. Segundo as Forças Armadas, a ideia é promover "uma maior integração" com as forças de países aliados e "troca de experiências".
Além da China, as outras nações amigas que participam da Operação Formosa outros nove países: África do Sul, Argentina, França, Itália, México, Nigéria, Paquistão, República do Congo e EUA.
A ideia do exercício militar é realizar simulações de cenários de combates, testar equipamentos e tecnologias e promover uma maior integração entre Exército, Marinha e Aeronáutica.
As simulações são feitas com munição real e armas das Forças Armadas brasileiras. Além disso, exercícios contarão com aeronaves, veículos blindados e anfíbios, artilharia, além de lançadores de mísseis e foguetes. Outras atividades realizadas são: atendimento pré-hospitalar tático, controle de espaço aéreo e reconhecimento de agentes nucleares, químicos e biológicos.
Ao todo, participam mais de 3 mil militares das três Forças Armadas Brasileiras. Um destaque da edição deste ano é que, pela primeira vez, mulheres fuzileiras navais participarão dos exercícios.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.