Até 98 polegadas: sala vira cinema com TVs 'gigantes' a partir de R$ 7.200
Se para você uma smart TV de 50 ou 55 polegadas parece enorme, saiba que os maiores televisores à venda no Brasil têm entre 85 e 98 polegadas. Há até alguns anos, não havia TVs desse tamanho por aqui. Quem queria realizar o sonho de ter uma tela gigante precisava investir em um projetor e montar uma sala com controle de luminosidade, como as de cinema, solução muito mais cara, inclusive nos dias atuais.
Mas a realidade mudou, e agora já é possível ter uma tela gigante em casa por a partir de R$ 7.200. Veja abaixo alguns modelos disponíveis e dicas de como escolher a sua:
- Tecnologia QLED, com painel de pontos quânticos para um maior volume de cores;
- Processador AiPQ com AI, que otimiza brilho, contraste e nitidez de acordo com a imagem na tela;
- Roda o sistema operacional Google TV, evolução do Android, e vem com Chromecast integrado e controle remoto que aceita comandos de voz (Google Assistente);
- Dolby Vision, HDR10+ e Dolby Atmos, para melhorar a imagem e a imersão sonora em conteúdos compatíveis com essas tecnologias;
- Três entradas HDMI (com opção HDMI 2.1 para games), AMD FreeSync, Game Master (para jogabilidade mais fluida), Game Bar (menu para jogos), conectividade Bluetooth e taxa de atualização de 120Hz.
- Processador com AI, que economiza energia, ajustando o brilho da tela de acordo com a cena e a iluminação do ambiente;
- Roda o sistema operacional Tizen, oferece conectividade Bluetooth e traz Bixby e Alexa integrados;
- Com plataforma Gaming Hub, que dá acesso a jogos do Xbox Game Pass e Nvidia GeForce Now sem precisar de console;
- Três entradas HDMI 2.1, taxa de atualização de 120 Hz, tela super ultrawide e menu de jogos.
- Controle remoto com comando de voz e que funciona sem pilhas.
- Tecnologia QLED, com painel de pontos quânticos para um maior volume de cores;
- Processador Quad Core, com velocidade de resposta mais rápida;
- Roda o sistema operacional Android, vem com Chromecast integrado e traz conectividade Bluetooth;
- Quatro entradas HDMI e taxa de atualização de 60 Hz;
- Controle remoto com comando de voz (Google Assistente).
- Processador Alpha5 4K Gen6 com AI, que melhora o recurso de upscaling, deixando qualquer imagem com qualidade mais próxima da resolução 4K;
- Sistema operacional webOS 23 com opção de perfil personalizado;
- Três entradas HDMI (com opção HDMI 2.1 para games), taxa de atualização de 60 Hz, painel e otimizador de jogos com acesso a games na nuvem (Nvidia GeForce Now) e conectividade Bluetooth;
- Controle Smart Magic com comandos de voz (assistentes ThinQ AI e Alexa integrados) e suporte a Apple AirPlay, HomeKit e Matter.
- Processador AiPQ 3.0 com AI, que que otimiza brilho, contraste e nitidez de acordo com a imagem na tela;
- Roda o sistema operacional Google TV, evolução do Android, e vem com Chromecast integrado e aceita comandos de voz sem precisar do controle remoto;
- Dolby Vision IQ, HDR10+ e Dolby Atmos, para melhorar a imagem e a imersão sonora em conteúdos compatíveis com essas tecnologias;
- Quatro entradas HDMI (duas 2.1 para games), AMD FreeSync, Game Master 2.0 (para jogabilidade mais fluida), Game Bar (menu para jogos), conectividade Bluetooth e taxa de atualização de 144 Hz.
- Processador com AI, que economiza energia, ajustando o brilho da tela de acordo com a cena e a iluminação do ambiente;
- Roda o sistema operacional Tizen, oferece conectividade Bluetooth e traz Bixby e Alexa integrados;
- Com plataforma Gaming Hub, que dá acesso a jogos do Xbox Game Pass e Nvidia GeForce Now sem precisar de videogame;
- Três entradas HDMI (uma 2.1), taxa de atualização de 120Hz, tela super ultrawide e menu de jogos;
- Controle remoto com comando de voz e que funciona sem pilhas.
Como escolher uma TV gigante para sua casa?
Tamanho. Antes de comprar uma TV gigante, o primeiro passo é observar se a sua sala comporta um modelo de 85 ou mais polegadas.
Instalação. Depois de comparar as medidas, é fundamental verificar se a TV ficará em um suporte especial ou fixa na parede. "No segundo caso, a melhor opção é a parede de alvenaria; se for de gesso, será necessário reforçar a estrutura metálica do drywall, entregando o serviço a um profissional especializado", diz Alex dos Santos, especialista em TVs e crítico de produtos na revista especializada Home Theater & Casa Digital.
Posição para assistir a TV. E qual deve ser a distância ideal entre o sofá e uma tela de 85 polegadas? Segundo Alex dos Santos, considerando que todos os modelos desse tamanho oferecem resolução 4K, a recomendação é que a família fique de 3,5 m a 4,5 m da TV.
Mais perto do televisor, o brilho começa a incomodar e o cansaço visual torna-se inevitável após algumas horas maratonando uma série, por exemplo.
Projetor ou TV gigante?
Com custo inferior e maior facilidade de instalação e uso, as TVs gigantes vêm ocupando o lugar dos projetores em casas de alto padrão.
Hoje, o investimento em um projetor residencial de home cinema só se justifica se for acompanhado de uma tela com 106 ou mais polegadas, diz Paulo Sérgio Correia, técnico em manutenção de TVs e projetores com 45 anos de experiência e diretor da Personal Video Service.
Segundo ele, a diferença de preço é muito alta. "Fora a aquisição dos produtos, o consumidor vai precisar de um projeto com caixas acústicas, receiver, cortinas blackout para controle da luminosidade e mão de obra especializada. No total, o investimento chega a ser de três a cinco vezes maior do que em uma TV gigante."
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.